O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
books-book-pages-read-literature-browse-light
Foto: Visualhunt

Madalena Luz Costa vence Prémio Literatura Infantil 2016

Madalena Luz Costa, de 21 anos, foi consagrada vencedora da 3.ª edição do Prémio Literatura Infantil Pingo Doce, na categoria de texto, com a obra O meu livro tem bicho.

O prémio em questão contempla um valor monetário de 50 mil euros (repartidos pelas categorias Texto e Ilustração) e resulta da parceria do Pingo Doce com a Alêtheia Editores.

Natural de Lisboa, licenciada em Ciências da Cultura pela Faculdade Letras da Universidade de Lisboa e a frequentar o mestrado de Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Madalena relata à organização que sempre gostou de escrever e de ilustrar e que este passo foi uma partilha com o público.

image
Foto: jn.pt

O júri, presidido por Zita Seabra e composto por Eduardo Sá, Isabel Stilwell, Isabel Zambujal e Sara Miranda, refere que a obra da vencedora “sobressaiu pela originalidade e frescura da ideia, pelo ritmo da escrita e por se tratar de uma história muito visual e, por isso, com grande potencial para inspirar muitos bons trabalhos entre os candidatos à fase da ilustração, que se segue”, como partilha a organização no seu site oficial.

A segunda fase do concurso corresponde então à ilustração do texto vencedor. Decorre de dia 2 de junho a 29 de julho. O vencedor será anunciado a 15 de setembro e o trabalho final publicado em novembro. Nessa altura, o prémio de 25 mil euros por categoria será atribuído a cada vencedor.

De acordo com a organização, na fase de submissão de texto, as candidaturas superam as 2000, um número recorde no concurso que se consagra como o maior prémio de literatura infantil em Portugal. O objetivo do concurso é estimular a produção e divulgação dos novos talentos nas áreas da literatura e da ilustração.

O livro estará disponível nas superfícies Pingo Doce onde se encontram disponíveis os vencedores de edições passadas De onde vêm as bruxas? (2014), de Joana Pires Lopes e ilustração por Luís Belo e Orlando – O caracol apaixonado (2015), de Sérgio Mendes com ilustração de Elias Gato.