O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
A PIDE antes da PIDE

RTP2 estreia ‘A PIDE antes da PIDE’

A série documental A PIDE antes da PIDE já está no ar na RTP2 aos domingos e resulta do engenho do jornalista Jacinto Godinho. Pretende desenterrar do passado os “rostos invisíveis por detrás da figura de Salazar, segundo o próprio.

A PIDE antes da PIDE conta com nove episódios ao longo dos quais mais de duas dezenas de testemunhas ajudam a reconstruir o que Jacinto Godinho apelida de “período oculto” (1926-1945). O objetivo passa, segundo o jornalista, por fazer um jornalismo que não pôde ser feito nesse período: “Há uma história que não se conhece. São coisas que existem em palavras, nos livros, mas que não existem nas imagens. Este documentário aborda muitos desses nomes sem rosto, que estavam invisíveis por detrás da figura de Salazar e que acabariam por desaparecer da memória.”

A série documental contempla um trabalho de vários anos que contou com a ajuda do arquivo da RTP e com um vasto processo burocrático. Para poder identificar grande parte dos agentes da PIDE nas imagens, Jacinto Godinho teve de consultar os arquivos dos cadastros dos mesmos, que, por sua vez, implicou obter autorização da Assembleia da República.

O jornalista acredita que este tema continua cativante mesmo com o tempo: “Acho que os portugueses sentem uma certa atração pelo período do Estado Novo, exatamente por causa dessa invisibilidade de que falei. Isto não é propriamente uma série para trazer grandes audiências, mas a RTP está a fazer o seu serviço de memória”.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.