O Dia Mundial da Criança comemora-se no próximo dia 1 de junho e, espalhados pelo país, são muitos os locais que assinalam a data. Como “de pequenino se torce o pepino”, o Espalha-Factos deixa algumas sugestões de eventos e espetáculos de palcos, como teatro, dança, marionetas, artes circenses. São destinados aos mais pequenos, mas de certo serão tão divertidos também para adultos.

Norte

Pedro e o Lobo – Dias de Festa em Tibães, Braga

O Município de Braga vai desenvolver, de 1 a 5 de junho, um conjunto de atividades que têm como palco o Mosteiro de Tibães, localizado na freguesia de Mire de Tibães. A iniciativa, intitulada Dias de Festa em Tibães, é inteiramente dedicada aos mais novos e à comunidade e conta com teatros, musicais, exposições, cinema e outras experiências.

De destacar o musical infantil Pedro e o Lobo, composto por Sergei Prokofiev, ao som dos instrumentos dos Ensemble Harawi, um grupo de músicos profissionais com uma narração especial de alguma componente pedagógica. Um espetáculo gratuito e de portas abertas a crianças e famílias.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Centro

Peter Pan – Teatro Villaret, Lisboa

Em cena no Teatro Villaret, desde o dia 14 de maio e até 25 de junho, está Peter Pan, uma adaptação para teatro do clássico infantil com o mesmo nome, produzida pela Byfurcação Teatro. Apesar das sessões só acontecerem ao sábado, e não no próprio Dia da Criança, este é um espetáculo que enche as medidas aos mais pequenos e que pode ser, sem dúvida, um excelente presente. Afinal, uma visita à Terra do Nunca, onde os sonhos se tornam realidade, nunca é demais. A encenação e adaptação está a cargo de Paulo Cintrão e a interpretação é de Ana Lúcia Magalhães, Érica Rodrigues, Fábio Ferreira, Joana Lobo, João Parreira, Mário Abel e Sara Rio Frio.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cinderela – Teatro Armando Cortez, Lisboa

Também em Lisboa, mas agora no Teatro Armando Cortez, outra grande obra da literatura infantil tem estado em cena desde outubro do ano passado e até dia 14 de junho. Falamos de Cinderela, um conto de fadas e princesas que, décadas atrás de décadas, vai fazendo as delícias de qualquer criança.

Produzido e promovido pelo Teatro Infantil de Lisboa, com encenação de Fernando Gomes e um elenco constituído por Andreia Ventura, Diogo Bach, Henrique Macedo, Kim Cachopo, Maria João Vieira, Paulo Neto e Tiago Almeida, este é um espetáculo que comemora os quarenta anos de atividade da companhia sedeada em Lisboa, no Teatro Armando Cortez – Casa do Artista. E é, claro, mais uma sugestão para um Dia da Criança diferente.

 – Festival de Marionetas, Oeiras

Em Oeiras o dia também não foi esquecido. De 1 a 5 de junho realiza-se o , o primeiro festival internacional de teatro de marionetas na cidade, que conta com grandes nomes da área, nacionais e internacionais.

Durante cinco dias escolas e famílias estão convidadas a levar os mais pequenos a este festival que promove vários espectáculos gratuitos de companhias profissionais de marionetas e promete dinamizar e atrair o público ao espaço histórico de Oeiras. Aqui podes consultar todo o programa do evento, bem como os vários locais onde se vai realizar.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público 2016, Almada

Mas as sugestões de teatro de marionetas não ficam por aqui. Organizado pelo Teatro Extremo, sediado em Almada, Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público 2016 é um evento diferente que percorre alguns locais do país e não se prende às salas de espetáculo. Começou no dia 20, mas estende-se até dia 5 de junho, e o programa compreende não só teatro e marionetas, mas também dança, música, magia, palhaços, artes circenses e oficinas.

As ruas de Almada, Moita, Montemor-o-Novo, Seixal e Sesimbra são os locais de paragem desta 21.ª edição da mostra, na qual marcam presença companhias de vários pontos do país, de Espanha, Bélgica, Hungria, Brasil, Cabo Verde e China (Macau).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Principezinho – Comemorações Dia Mundial da Criança, Évora

A Câmara Municipal de Mora, com apoio de diversas entidades locais, não quis deixar de comemorar esta data tão especial. Para isso, preparou um programa que, além de atividades de expressão motora e outras no Fluviário, conta com uma grande surpresa. No dia 1 de junho, O Principezinho visita o concelho e a Casa da Cultura e mostra-se de forma diferente, desta vez através de sombras chinesas. Uma iniciativa gratuita para todos os habitantes e, claro, para os mais pequenos, a quem este dia tão especial é destinado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sul

A Fada dos Dentes – Auditório Municipal, Olhão

A Fada dos Dentes, um teatro-musical, estará em palco no dia 4 de junho, às 16h, no Auditório Municipal de Olhão. A história da fada que tem a missão mágica de fazer os meninos crescer e sonhar – “e não há nada que as crianças não sejam capazes de sonhar”.

 

Os 3 Porquinhos – Auditório Pedro Ruivo, Faro

Os 3 Porquinhos está em cena no dia 5 de junho, às 15h, no Auditório Pedro Ruivo, em Faro. Um espetáculo de teatro musical, que promete apresentar a nova profissão do Lobo Mau e ainda garante muitas gargalhadas.

agenda-bin_imagem_jpeg_0004671001461162319-807

Foto: Divulgação

Comemorações do Dia Mundial da Criança em Portimão

Câmara Municipal de Portimão comemora o Dia Mundial da Criança com a realização de atividades gratuitas e à beira-rio, entre as 17h e as 20h, no dia 1 de junho. Num programa que apresenta propostas para toda a família, é possível encontrar aulas de hip hop, danças modernas e zumbakids.

 

A Bela Adormecida – Auditório Municipal, Albufeira

As comemorações do Dia Mundial da Criança, organizadas pela Câmara Municipal de Albufeira, culminam com a apresentação do musical A Bela Adormecida, com Mónica Sintra, no Auditório Municipal de Albufeira. No dia um de junho, entre as 9h e as 17h, estarão a decorrer outras atividades, preparadas pela autarquia, que incluem dança da roda, discoteca e até animações de rua.

Ilhas

Banquete de amigos – Teatro Ribeiragrandense, São Miguel

Banquete de amigos será levado a cena, dia 1 de junho, às 14h, sob orientação do professor Alexandre Braga, pela turma do 3.º A da EB1/JI de Santa Bárbara, no Teatro Ribeiragrandense, em São Miguel.

 

Escrito por Helena Moreira e Raquel Silva