Newham_1892564c

BBC acusada de racismo ao exibir “Os Últimos Brancos de East End”

A BBC foi alvo de duras críticas a propósito da exibição do documentário Os Últimos Brancos de East End (nome original: The Last Whites of East End). Uma boa parte das reações no Twitter consiste em acusações de racismo, enquanto outras mostraram descontentamento face ao estado atual da área retratada.

O documentário aborda o perfil demográfico desta zona leste de Londres. A população do Burgo Londrino de Newham começou a migrar para outras cidades à medida que minorias étnicas começaram a entrar. O resultado é uma população composta em 73 por cento por minorias étnicas, 70 mil novos habitantes em 15 anos e o uso de 147 idiomas diferentes.

conocrodiaconocrodiaconocrodiaconocrodiaconocrodiaconocrodia

Em declarações ao Daily Mail, o deputado Stephen Timms entendeu que o documentário dá aso a leituras unilateriais: “Acho que foi um documentário elucidativo, mas talvez apenas mostre uma parte da história. Deve haver uma discussão sobre o tema, que terá de ser total e não parcial. É importante salientar que a grande parte das mudanças que temos visto em Londres são definitivamente para melhor e não para pior.”

Peter Bell, secretário da agregação recreativa e cultural de East London, não concorda e mostra-se insatisfeito com tal estado de coisas: “O que se vê aqui é basicamente uma favela. Não há interação entre culturas. Não quero desrespeitar a comunidade muçulmana, mas não acho que eles queiram fazer parte das tradições locais. As pessoas que já não nos visitam há muito tempo chegam e dizem ‘isto parece Bagdad’”.

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.