A RTP1 liderou ontem as audiências na televisão portuguesa com a final da Liga dos Campeões. O canal público ficou em primeiro lugar no total diário e alcançou o melhor resultado do ano, com 21,7% de quota de mercado.

O jogo, que se prolongou durante mais de três horas, deu um grande contributo para a subida do canal público, tendo registado 19,9% de audiência média e 42,0% de share. Liderou durante toda a duração e, no melhor minuto (21:41), registou um pico de 24,9% de audiência média e 50,2% de share.

Os públicos junto dos quais a partida acabou por ter maior adesão foram os indivíduos do Sexo Masculino (52,4% de share), de Classe A – Alta (58,6%) e B – Média Alta (46,8%).

Novelas descem juntas para o mínimo do ano

A Única Mulher (11,9% de audiência média / 22,6% de share) e Coração d’Ouro (11,4% / 21,5%) alcançaram a pior audiência média e share do ano, mas mantiveram a proximidade dos últimos dias.

Este sábado, as duas novelas foram as únicas a ser emitidas nos principais horários da televisão portuguesa, com o restante horário nobre dos canais privados a ser ocupado por Love On Top (8,6% de audiência e 24,5% de share) e pela repetição de Vale Tudo (5,1% / 16,5%). A RTP1 emitiu, na sequência do jogo entre Real Madrid e Atlético, o humorístico Donos Disto Tudo, que registou 5,4% de audiência média e 14,3% de share. Foi a melhor quota de mercado do ano para o programa da estação pública.

Com o triunfo da RTP1, TVI e a SIC ficaram, respetivamente, em segundo e terceiro lugares no total diário. Uma situação de quase-empate entre as privadas: 16,9% para a segunda e 16,8% de share para a terceira. A RTP2 registou apenas 1,5% de quota de mercado, ficando atrás de vários Canais Cabo. Hollywood (2,8%), CMTV, Disney Junior, Disney Channel (1,9%), Panda (1,8%) e TVI24 (1,5%) foram mais vistos que a antena ‘alternativa’ da RTP.

Outros destaques do dia

  • A série espanhola Águia Vermelha estreou nas manhãs de fim-de-semana da SIC com 2,4% de audiência média e 13,1% de share. Ficou em segundo lugar durante a maior parte da sua duração.
  • A transmissão da Taça de Portugal Feminina, com o jogo entre o Valadares e o Benfica, deu bons resultados à TVI24: 1,6% de audiência média e 5,5% de share.
Os dados de audiência são respeitantes aos valores consolidados da GfK/CAEM, atualizados a 6 de junho.