Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica celebra, no próximo dia 1 de junho, o ensino experimental das ciências com milhares de crianças de todo o país. 

No Dia Mundial da Criança, Ciência Viva celebra o ensino experimental das ciências, que há precisamente 20 anos, marcou o início da atividade da agência, que ao longo de duas décadas tem contribuído para o estreitamento da relação entre cientistas e público de todas as idades.

Meias com Ciência – um mundo aos teus pés

A iniciativa decorre em todo o país, a partir da Rede de Centros Ciência Viva, com o apoio de cientistas, universidades e instituições científicas, e pretende proporcionar às crianças a oportunidade de “descobrir um incrível mundo a seus pés”.

Nos espaços envolventes de cada centro, estarão montadas bancadas com lupas, balanças e outros pequenos equipamentos de observação e registo. Cada participante terá direito a um kit, que contém uma caixa de Petri (recipiente cilíndrico para a cultura de microorganismos) para recolha de materiais, uma pinça e um par de meias muito especial. O desafio consiste em, descalços, mas utilizando as meias brancas, explorar a diversidade das plantas, animais, rochas e até fósseis, retidos nas suas meias.

No Pavilhão do Conhecimento já estão inscritas mais de 500 crianças que, ao longo de todo o dia, participam nesta atividade com os seus professores. No dia um de junho, a entrada neste centro de ciência é gratuita para todos os visitantes até aos 10 anos. As inscrições para famílias são realizadas online aqui.