A Internet elegeu o livro preferido e, para surpresa de todos, o grande vencedor foi Os Jogos da Fome, volume um da saga The Hunger Games, da autora Suzanne Collins. A lista é avançada pelo Goodreads, especialista em análise de leituras.

A verdade é que as apostas não apontavam que fosse este o título vencedor- especialmente competindo contra nomes populares como a série do Harry Potter, ou até mesmo a célebre saga A Guerra dos Tronos. No entanto, Os Jogos da Fome alcançaram o primeiro lugar com 26.487 votos e só em segundo lugar, com 21.251 votos, surge Harry Potter e a Ordem da Fénix, de J.K. Rowling. Em terceiro lugar, Harper Lee, vencedora do Prémio Pulitzer, figura o pódio com o incontornável Não Matem a Cotovia.

A lista Best Books Ever reúne livros para todos os gostos: desde os clássicos Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, Os Miseráveis, de Victor Hugo, Romeu e Julieta, de William Shakespeare aos contemporâneos O Código da Vinci, de Dan Brown,  ou até mesmo A Menina Que Roubava Livros de Markus Zusak. 

Fonte: Goodreads

Fonte: Goodreads

As opiniões dividem-se e, no que toca à hierarquia, emergem dúvidas sobre a representatividade das preferências dos leitores. Alguns dos livros mais aclamados da literatura mundial não figuram a lista e outros alcançaram uma votação irrisória. Gostará a Internet verdadeiramente mais de Crepúsculo de Stephanie Meyer (que arrecadou um total de 13.824 votos) do que, por exemplo, O Montes dos Vendavais, de Emile Brönte (que reuniu 8.591 módicos votos)?