5 Filmes a ver na Festa do Cinema

5 Filmes a ver na Festa do Cinema

De 16 a 18 de maio, dar-se-á pelo segundo ano consecutivo a Festa do Cinema, que disponibiliza bilhetes no valor de 2,5€ em cerca de 500 salas de cinema espalhadas por todo o país.

Esta iniciativa nasce no seio dos esforços da APEC (Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas), em colaboração com outras associações e distribuidores, almejando a promoção do envolvimento do público com o entretenimento associado à 7ª Arte.

É de também mencionar que este desconto não abrange sessões de filmes exibidos em 3D, IMAX, lugares VIP, ou qualquer outro evento especial. Posto isto, fica aqui a lista que o Espalha-Factos te sugere, de cinco filmes que podes aproveitar nesta promoção.

Dheepan: O Refúgio

12MAI-dheepan-poster

Já estreado em Portugal no passado dia 12, este drama francês realizado por Jacques Audiard (Ferrugem e Osso, Um Profeta) conta a história de Dheepan (Jesuthasan Antonythasan), um guerreiro cingalês que decide fugir do seu país natal ao sentir a eminência do fim da Guerra Civil. Na sua fuga, Dheepan decide levar dois indivíduos – uma mulher e uma menina – na esperança de que a sua companhia torne mais fácil o seu pedido de asilo na Europa.

Instalados nuns subúrbios da cidade de Paris, Dheepan constrói uma nova vida e um novo lar para a sua suposta mulher e filha. Contudo, a violência diária com que é confrontado trazem antigas memórias de guerra, e é forçado a lutar na esperança de proteger as pessoas que um dia espera serem a sua verdadeira família.

Com uma temática bastante atual, Dheepan: O Refúgio foi o vencedor da edição de 2015 do Festival de Cannes, arrecadando a Palma de Ouro.

Truman

21ABR-truman-poster

A comédia dramática de Cesc Gay (Jet Lag, Nico e Dani), que teve a sua estreia nas salas portuguesas a 21 de abril do presente ano, relata-nos a experiência de Julián (Ricardo Darín) e do seu cão Truman. Julián recebe uma visita inesperada do seu amigo Tomás (Javier Cámara), que vive no Canadá.

A ação desenrola-se com a partilha mútua de momentos surpreendentes e emotivos entre os três amigos, sendo um deles o de quatro patas. Esta longa-metragem espanhola tem sido alvo de excelentes críticas por parte dos espectadores, e foi a merecida vencedora de cinco Prémios Goya (Melhor Ator Principal, Melhor Ator Secundário, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original e Melhor Filme).

Janis: Little Girl Blue
5MAI-janis-poster

O documentário biográfico de um dos maiores ícones musicais de todos os tempos teve a sua chegada a Portugal no passado dia 5 de maio. Escrito e realizado por Amy J. Berg (Livrai-nos do Mal, A Oeste de Memphis), Janis: Little Girl Blue traz-nos a história e vivência de Janis Joplin, considerada por muitos como sendo a Rainha do Rock and Roll, bem como uma das maiores cantoras dos anos 60.

O espectador é conduzido pela voz de Cat Power (Boyhood: Momentos de Uma Vida, V de Vingança) à medida que a mesma narra a evolução de Joplin até ao seu estrelato, através de cartas que a cantora escreveu ao longo dos anos para os seus amigos, família e colaboradores.

A biografia promete um retrato fiel e cru dos melhores e piores tempos de um dos maiores símbolos da cultura hippie, desde a sua ascensão a palcos do Woodstock até à sua morte por overdose de heroína num hotel em Los Angeles. Acima de tudo, é uma homenagem a uma artista eterna, que certamente não podes deixar de perder.

Ensurdecedor

12MAI-ensurdecedor-poster

Estreado no passado dia 12 de maio, Ensurdecedor é o mais recente drama do realizador Joachim Trier (Reprise, Oslo 31 de Agosto), e conta com a participação de diversos nomes sonantes, como Jesse Eisenberg (A Rede Social, Mestres da Ilusão), Gabriel Byrne (Os Suspeitos do Costume, Terapia), Isabelle Huppert (Amor, A Pianista), entre outros.

A ação começa com uma exibição para celebrar a vida da fotógrafa Isabelle Reed (Huppert), três anos após a sua trágica morte. Na ocorrência desta celebração, Jonah (Eisenberg), o filho mais velho da fotógrafa, é forçado a voltar para a sua casa natal e a passar mais tempo do que o habitual com o seu pai Gene (Byrne) e com Conrad, o seu irmão mais novo (Devin Druid).

Tendo os dois filhos no seu lar, Gene tenta desesperadamente estabelecer uma ligação com ambos, no entanto, possuem dificuldade em reconciliar os seus sentimentos com a mãe que eles se lembram de forma tão distinta.

Ensurdecedor foi alvo de inúmeras atribuições e nomeações para prémios, destacando-se a sua nomeação à Palma de Ouro, na edição de 2015 do Festival de Cannes.

Macbeth

 21ABR-Macbeth-pt

Justin Kurzel (Snowtown, Assassin’s Creed) realiza a mais recente adaptação cinematográfica da obra de Shakespeare. Macbeth conta com um elenco prestigiado, constituído por Michael Fassbender (X-Men, Steve Jobs), Marion Cotillard (O Cavaleiro das Trevas Renasce, Ferrugem e Osso), entre outros.

O filme relata a história de Macbeth, como já foi imortalizada na tragédia shakespeariana, que em determinado dia recebe uma profecia efetuada por três bruxas, profecia esta que prevê que um dia este se tornará no Rei da Escócia. Ao obter esta informação, Macbeth cai numa espiral de ambição e cobiça cega alimentada também pela sua própria mulher (Cotillard), chegando mesmo a cometer regicídio e a reclamar o trono para si mesmo.

O filme, tal como a obra, pretende representar de forma vívida os efeitos físicos e psicológicos da sede por poder político, bem como as consequências nefastas que a ambição desmedida pode vir a ter. Estreado em Portugal no passado dia 21 de abril, Macbeth arrecadou diversos prémios e contou com uma nomeação para a Palma de Ouro, na edição de 2015 do Festival de Cannes.

E assim se conclui a lista de filmes a 2,5€ que o Espalha-Factos tem para ti. Não deixes de aproveitar esta fantástica promoção da Festa do Cinema para ires ver o melhor que a 7.ª Arte tem para oferecer.