patti-smith-main-xlarge
Fonte: The Telegraph

Livro de memórias Patti Smith já disponível nas livrarias portuguesas

No passado dia 6 de maio, chegou às livrarias portuguesas o novo livro de memórias M Train da cantora e escritora Patti Smith, editado pela Quetzal.

Mantendo o título original, o livro traduzido por Hélder Moura Pereira descreve a jornada de Patti Smith por 18 paragens, onde medita sobre a sua relação com a arte e com as suas influências criativas, de entre as quais se destaca Frida Khalo, Genet, Rimbaud e Mishima.

Fonte: Goodreads
Fonte: Goodreads

O livro inicia-se com a descrição da sua rotina matinal: digirir-se ao pequeno Greenwich Village Café, onde, a acompanhar com uma chávena de café preto, percorre os acontecimentos mundiais, as questões que a perturbam e escreve no seu caderno de notas.

Depois do sucesso de Apenas Miúdos, o anterior livro de memórias sobre o início da sua vida adulta em Nova Iorque, partilhada com o seu querido amigo e fotógrafo Robert Mapplethorpe, M Train é bastante mais melancólico e introspectivo, onde Smith se debate com as questões de solidão e perda que vivenciou após a morte do seu marido Fred “Sonic” Smith, fundador da banda rock MC5. 

“M Train é uma meditação sobre os fins e os começos, uma viagem poética de uma das mais brilhantes multifacetadas artistas a trabalhar atualmente”, de acordo com o Goodreads.

A “madrinha do punk”, como é carinhosamente apelidada, esteve em Portugal por duas ocasiões no passado ano em comemoração do trigésimo aniversário do seu álbum de estreia Horses, de 1975.

Patti Smith, de 69 anos,  tornou-se conhecida pela sua música, mas também é claro o seu talento como artista visual, poetisa, ativista e compositora, tendo entrado na música na década de 1970, quando o ambiente cultural de Nova Iorque fervilhava, e onde se cruzou com nomes como Jimi Hendrix, Andy Warhol, Allen Ginsberg e Janis Joplin.

Para além dos livros de memórias Apenas Miúdos e M Train, Smith tem ainda editadas em Portugal as obras: O Mar de Coral, Ha! Ha! Houdini e Witt.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Governo propõe que concursos de apoio sustentado às artes passem a trienais