patti-smith-main-xlarge
Fonte: The Telegraph

Livro de memórias Patti Smith já disponível nas livrarias portuguesas

No passado dia 6 de maio, chegou às livrarias portuguesas o novo livro de memórias M Train da cantora e escritora Patti Smith, editado pela Quetzal.

Mantendo o título original, o livro traduzido por Hélder Moura Pereira descreve a jornada de Patti Smith por 18 paragens, onde medita sobre a sua relação com a arte e com as suas influências criativas, de entre as quais se destaca Frida Khalo, Genet, Rimbaud e Mishima.

Fonte: Goodreads
Fonte: Goodreads

O livro inicia-se com a descrição da sua rotina matinal: digirir-se ao pequeno Greenwich Village Café, onde, a acompanhar com uma chávena de café preto, percorre os acontecimentos mundiais, as questões que a perturbam e escreve no seu caderno de notas.

Depois do sucesso de Apenas Miúdos, o anterior livro de memórias sobre o início da sua vida adulta em Nova Iorque, partilhada com o seu querido amigo e fotógrafo Robert Mapplethorpe, M Train é bastante mais melancólico e introspectivo, onde Smith se debate com as questões de solidão e perda que vivenciou após a morte do seu marido Fred “Sonic” Smith, fundador da banda rock MC5. 

“M Train é uma meditação sobre os fins e os começos, uma viagem poética de uma das mais brilhantes multifacetadas artistas a trabalhar atualmente”, de acordo com o Goodreads.

A “madrinha do punk”, como é carinhosamente apelidada, esteve em Portugal por duas ocasiões no passado ano em comemoração do trigésimo aniversário do seu álbum de estreia Horses, de 1975.

Patti Smith, de 69 anos,  tornou-se conhecida pela sua música, mas também é claro o seu talento como artista visual, poetisa, ativista e compositora, tendo entrado na música na década de 1970, quando o ambiente cultural de Nova Iorque fervilhava, e onde se cruzou com nomes como Jimi Hendrix, Andy Warhol, Allen Ginsberg e Janis Joplin.

Para além dos livros de memórias Apenas Miúdos e M Train, Smith tem ainda editadas em Portugal as obras: O Mar de Coral, Ha! Ha! Houdini e Witt.

Mais Artigos
Audiências - Isto É Gozar Com Quem Trabalha
Audiências. ‘Isto É Gozar Com Quem Trabalha’ lidera o dia e marca máximos