O bailarino António Casalinho, da Annarella – Academia de Ballet e Dança, em Leiria, depois de vencer no passado dia 29 de abril o Youth American Grand Prix, de Nova Iorque, na categoria juniores, recebe agora as felicitações do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e da Assembleia da República.

“Fiquei muito feliz e muito orgulhoso ao tomar conhecimento da tua vitória”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa através de um telegrama, acrescentando ainda que era para si “uma grande honra ver um português tão jovem triunfar nu­ma área artística tão bonita, tão difícil, e que nem sempre tem a visibilidade e reconhecimento devido” como é a dança.

Além do telegrama do Chefe de Estado, a vitória de António Casalinho foi ainda assinalada pela Assembleia da República, que aprovou unanimemente um Voto de Congratulação:

“A Assembleia da República congratula-se com a vitória alcançada, reconhecendo e enaltecendo o resultado obtido por este jovem bailarino, fruto de muito esforço e dedicação, contribuindo com o seu exemplo para motivar outros jovens a conciliarem os seus estudos com a prática da dança”, pode ler-se no texto do Voto.

Para estas finais que decorreram em Nova Iorque, de entre certa de quatro mil candidatos, estavam apurados 10 portugueses; cinco da academia Annarella, três do Espaço Dança, do Porto, e dois do Conservatório Nacional, em Lisboa.

Este é o segundo ano consecutivo que António volta a Portugal com o prémio de melhor bailarino, na categoria Junior, do Youth America Grand Prix. O bailarino português já tinha vencido este ano, em Paris, a semifinal europeia da competição, e o prémio de Melhor Solista na competição internacional Dançarte, organizada no Teatro das Figuras, em Faro. Vê-o agora em ação: