Depois do sucesso de Roubo de Identidade, chega agora aos palcos A Voz da Razão, uma nova tour que marca a consagração de Luís Franco-Bastos. A estreia aconteceu no passado dia 6 de fevereiro, em Guimarães, e já passou pelo Porto, Portimão e Lisboa. No passado dia 29 de abril, o Espalha-Factos esteve no Coliseu de Recreios, em Lisboa, e assistiu ao novo espetáculo, numa sala esgotada e que se encheu de gargalhadas.

O início do espetáculo estava marcado para as 22h, mas durante os 20 minutos seguintes, em dia de jogo do Benfica, os menos pontuais continuavam a entrar pela majestosa sala do Coliseu. O público, já sentado, revolvia-se nas cadeiras ao som de conversas e risos, sempre com os olhos fixos no palco onde Franco-Bastos iria aparecer a qualquer momento. A espera terminou e a Voz da Razão fez-se ouvir.

Com 27 anos, sobe ao palco um homem e artista diferente. Mantendo o seu registo de one man show, a diferença está no conteúdo apresentado. Fala-se de futebol, de política, de relações e de muitas outras coisas banais aos comuns mortais. A Voz da Razão traz-nos temas novos, personagens novas e visões mais políticas do que aquilo a que nos habituou. Como não podia deixar de ser, Luís Franco-Bastos não deixou de fora as personagens preferidas do público, como Cristiano Ronaldo, Alberto João Jardim, Jorge Jesus, Bruno de Carvalho, Marcelo Rebelo de Sousa e Salvador Martinha. É através das vozes que vai reproduzindo que Luís Franco-Bastos exprime a sua.

Especialmente no início e no fim do espetáculo, Luís Franco-Bastos foi transparente no orgulho sentido por esgotar o Coliseu. A tremenda gratidão do humorista abraçou o público que o aplaudia.

Na noite de 29 de abril escreveu-se uma nova página na arte em Portugal. O stand-up comedy subiu ao palco do Coliseu, encheu a plateia e o coração do artista. O humor não só não é indiferente aos portugueses, como também está a crescer como merece, como arte real.

A Voz da Razão no Coliseu foi uma homenagem à cultura, ao humor e à arte em Portugal. No meio de tantas vozes, foi a da razão que se impôs.

Estarreja, Abrantes, Faro e Lamego são os próximos palcos a receber o humorista, entre os próximos dias 12 e 28 de maio.