the flash

The Flash 2×20: Explodir ou não explodir ?

Este episódio de The Flash centrou-se muito na questão “Devemos ou não recriar a explosão do acelerador de partículas?”. Mesmo assim, Rupture, o novo episódio, conseguiu dar muito mais do que isso, tendo até trazido algumas personagens inesperadas.

Regressos

Agora que Barry (Grant Gustin) perdeu os poderes, foi visitar o pai, que decidiu ser altura de regressar a Central City. Tendo ele estado afastado da vida do filho durante todo este tempo, foi uma decisão estranha e completamente desnecessária.

A personagem em si nunca acrescentou nada de especial à série e neste episódio teve o simples papel de dizer vezes incontáveis a Barry que este só devia submeter-se a uma nova explosão se quisesse.

the flash

Outra personagem que não contava que voltasse, mas que o fez neste episódio, foi Dante (Nicholas Gonzalez), o irmão de Cisco (Carlos Valdes). Tal como o mesmo diz, parece que o trazem apenas para o perseguirem. Mais uma vez foi o que aconteceu.

Cisco tem uma vibe do irmão e vai ter com ele, sendo ambos atacados por um meta humano da Terra 2, que acusa Cisco de ter morto Reverbe. O metahumano é Rupture, está do lado de Zoom (Teddy Sears) e vem vingar a morte do seu irmão.

Neste sentido, e sendo Reverbe o sósia de Cisco, Rupture é o sósia de Dante, o que causa imensa confusão para si.

the flash

Promessas cumpridas

Tal como dito no episódio anterior, Zoom tem agora como missão dominar a Terra 1 e para o fazer vai até à polícia dizer que estes já não são necessários, pois não têm forma de o deter.

Só não os mata ali, pois traz consigo Caitlin (Danielle Panabaker) que mais uma vez consegue apelar à réstia de humanidade do vilão e, devido à afeição dele por ela, consegue detê-lo.

the flash

Caitlin consegue avisar a Team Flash dos ataques previstos por Zoom e Rupture através da utilização de um telemóvel encontrado numa caixa de provas, mas continua sem conseguir fazer nada por si. Continua sim à mercê da vontade de Zoom, que parece decidido a fazê-la transformar-se numa vilã.

A persistência e o altruísmo demonstrado por Caitlin nas últimas semanas têm-na feito crescer imenso enquanto personagem e não tenho dúvidas de que será fulcral no desfecho desta temporada.

No entanto, as suas tentativas saem furadas e Zoom consegue localizar a polícia, matando praticamente todos os agentes e ainda Rupture para mostrar dominância. Os únicos poupados são os amigos de Caitlin, que apesar de tudo são avisados de que a misericórdia acabou. Faz ainda um comunicado em direto após o massacre, avisando a população de que é ele quem está no comando da cidade.

Zoom revela ainda que Flash já não existe e que aquilo que têm visto pela cidade não é nada mais do que um holograma, causando ainda mais pânico. Esta tinha sido a solução de Cisco para que a ordem na cidade continuasse a ser posta, apesar de Barry ter perdido os seus poderes.

Espaço para o amor (?)

Depois de algumas indicações de que Iris (Candice Patton) estaria interessada em Barry, eis que neste episódio decide declarar-lhe o seu amor. Fá-lo na tentativa de o convencer a não fazer parte da nova explosão do acelerador de partículas, dizendo-lhe que sempre que se mandou para uma situação destas sem pensar nas consequências, teve sempre alguém para quem voltar: ela.

the flash

Obviamente que Barry ficou estupefacto com a nova informação e, meio desajeitado, não lhe conseguiu dizer nada. Se por um lado fiquei triste por Iris não ter obtido resposta após ter exposto os seus sentimentos de forma tão sentida, devo dizer que até compreendo.

the flash

Esta aproximação de Barry e Iris, devido ao passado de ambos, teria que ser feita de forma bastante cuidada, e está a ser feita com grande mestria. Apesar de ter demorado se calhar mais do que devia, com tudo o que está a acontecer na série, não está a ocupar mais do que o espaço necessário e está a caminhar para a criação de algo verdadeiramente bonito.

Porém, nem os esforços de Iris são suficientes para demover Barry que, após o massacre aos polícias, decide que não pode deixar mais a sua cidade nas mãos de Zoom e que tem que o parar.

Um final que pode indicar muita coisa

Está tudo a postos para recriar a explosão do acelerador de partículas e apesar das dores causadas pela indução de químicos em Barry, este não desiste. No entanto, o super herói acaba por se transformar em energia e desaparece por completo.

Todos pensam que está morto e choram a sua morte, à exceção de Zoom que se rejubila com a notícia. Graças a Deus que existe o trailer do episódio da próxima semana, que nos mostra que não ficaremos tempo algum sem Barry.

the flash

O que este final pode indicar também é a introdução de dois novos velocistas na série. Isto porque aquando da explosão, Wally (Keiynan Lonsdale) e Jesse (Violett Beane) saem do sítio onde estavam trancados para estarem seguros de Zoom, e são apanhados pela explosão.

the flash

Apesar de estarem ambos no chão inconscientes, este pode bem ter sido o início de Kid Flash e Jesse Quick, duas personagens da banda desenhada onde nasceu o universo de Flash. Ainda não há confirmações neste sentido, mas foi uma surpresa que pode trazer muito à série.

Rupture foi mais um grande episódio de The Flash que mostrou que a série consegue falar sobre coisas complicadas e fazer twists a cada segundo sem nunca nos perder. A cada dúvida suscitada no espectador, uma resposta aparecia da boca de uma das personagens segundos depois.

O build-up para o season finale está a ser construído de forma exímia e a história parece não parar de avançar ao mesmo tempo que novas linhas narrativas são introduzidas para nos desviar do central do episódio.

NOTA FINAL: 9/10

Mais Artigos
Em Família Manuel Luís Goucha Cristina Ferreira
Cristina e Goucha batem cinema da SIC e TVI lidera o dia