samuel-uria, carga-de-ombro

A oração dominical de Carga de Ombro

Carga de Ombro é o mais recente álbum de Samuel Úria. Já não se conseguem contar o número de álbuns e colaborações, desde as Velhas Glórias até a uma sólida carreira a solo. Um dos mais brilhantes letristas nacionais, ao qual se somam as composições e arranjos épicos.

Era março no Braço de Prata, em Lisboa. O armazém usado para os ensaios tinha um pouco de pó a mais. Debaixo do telhado de zinco reuniram-se quatro rapazes para rodarem três músicas – faltava o Jónatas, que não pôde ir. Mês e meio para o concerto de lançamento.

Por entre os chapéus de palha fora de época e o moscatel em copo às flores amarelas, ouviu-se Carga de OmbroAeromoçoPalavra-Impasse. Adivinhava-se um disco concorrente aos lugares cimeiros dos prémios nacionais. Na verdade são estas – juntamente com Ei-lo – os momentos altos do disco.

Samuel, Filipe, Tiago e Miguel, amigos há mais anos do que os que se podem contar. Tiago mostra as fotos usadas no novo teledisco de Tiago Guillul – na altura, o single Karaoke no Mundo das Trevas estava quase a ser lançado. Quando a igreja FlorCaveira se reúne, o pastor tem de aparecer também. Foi o Tiago que os juntou, mas foi a amizade que os uniu. Foi nestes bancos de catedral que cresceu a música do “Sami”, como lhe chamam os amigos. Carga de Ombro ainda vem aqui fazer as suas orações.

O álbum continua a ter a essência do Úria que sempre conhecemos. Em cada disco há uma Império, o clímax em torno do qual roda todo o álbum. Se em Grande Medo do Pequeno Mundo rodou em Espalha Brasas, em Carga de Ombro roda em Ei-lo. Se ao longo de toda a música somos empurrados contra a parede, é Selma Uamusse que dá a golpada final e nos arrebata para outro mundo.

O mestre lírico ainda vive e as letras estão cada vez melhores. A descodificação cabe a cada um. Mas em cada música não há palavra solta ou frase mal posta. Tudo tem significado. Aeromoço é, provavelmente, o exemplo máximo disto.

Depois do concerto no Teatro São Luiz, resta a estreia na Invicta, na Casa da Música, na próxima quinta-feira (5).

O disco pode ser ouvido na íntegra aqui:

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Crítica. “Milagre na Cela 7”: uma história de amor e superação que nos leva às lágrimas