Nos próximos dois meses a emblemática livraria do Porto vai estar em obras para a restauração do vitral, da fachada e do telhado. Mas quem acha que a fachada do edifício está agora menos apresentável engana-se. Os andaimes foram cobertos por uma lona pintada por Mr. Dheo, com a colaboração de Pariz One.

Esta será a primeira vez nos 110 anos de existência da livraria que o vitral será retirado e limpo. O espaço esteve fechado apenas dois dias para a montagem dos andaimes, que agora se encontram cobertos pela lona criada por Mr. Dheo.

Em entrevista ao Público, o artista natural do Porto refere que a inspiração para a mesma se baseou “acima de tudo, na história da Lello, na livraria em si e na relação que tem com a cidade, sendo que o principal tema é a literatura”. E é a literatura que vemos representada no centro do painel, com um conjunto de livro empilhados e uma vela (a fazer lembrar o trabalho dos antigos escritores).

O objetivo das obras é dar uma nova cara à livraria e melhorar as condições dos visitantes. No próximo inverno haverá uma segunda fase das obras, que obrigará ao encerramento do espaço uma semana, para melhorar o seu interior, já com grandes marcas dos milhares de visitantes semanais.