Em semana de Dia de Star Wars, o Brevemente quer que a Força esteja contigo e, por isso, sugere-te alguns programas para veres nesta primeira semana de maio. 400 anos depois da morte de um dos mais influentes dramaturgos de sempre, a RTP2 exibe o documentário Shakespeare – A Última Vontade e Testamento. E como se isso não fosse motivo mais que suficiente para fazeres scroll down, sugerimos ainda a final de Got Talent e, no TVCine 4, as próximas segundas-feiras dedicadas a Brian de Palma. Tudo isto… Brevemente!

Sugestão EF: Shakespeare – A Última Vontade e Testamento (RTP2)

Mark Twain, Sigmund Freud, Charlie Chaplin e Orson Welles são algumas das muitas figuras que duvidam que um comerciante de grãos de Stratford seja um dos mais importantes dramaturgos de todos os tempos. 400 anos depois da sua morte, o mistério por detrás de William Shakespeare é retomado no documentário Shakespeare – A Última Vontade e Testamento, que será transmitido pela RTP2 no próximo dia 30, pelas 23h20.

Realizado por Lisa Wilson e Laura Wilson, o documentário explora a vida do dramaturgo, desde a infância em Oxford, à sua linhagem nobre, até às suas viagens e ligação com a cena teatral de Londres e com a corte. Ao mesmo tempo, procura-se descobrir a verdade sobre um dos maiores mistérios literários de sempre: quem escreveu, afinal, as obras de William Shakespeare?

Sugestões rápidas

Got Talent (RTP1)

GT16_Gala7-60-750x422No 1.º dia de maio, chega ao fim Got Talent Portugal. Apresentado por Vanessa Oliveira e José Pedro Vasconcelos, os 12 finalistas voltam a pisar o palco para a última atuação. Adilani e ErmelindoAlfredo e MarianaAntónio Ledo, ContrapontoDaniel Seabra, Francisco Mousinho, João Souto, Kayzer Ballet, Luísa Martins, Micaela Abreu, Pedro e Inês, Sangre Ibérico e We Dance: um deles será o grande vencedor escolhido pelos portugueses.

Segundas com Brian de Palma (TVCine4)

 1133_5As próximas segundas-feiras do TVCine 4 serão dedicadas ao realizador Brian de Palma. Na próxima segunda-feira, dia 2, o canal emite O Fantasma do Paraíso, de 1974, uma versão (livre) do clássico Fantasma da Ópera. Segue-se Carrie, de 1976, baseado no primeiro romance publicado de Stephen King. Tudo isto, a partir das 21h25.

Especial O Preço da História (canal História)

4 de maio é dia de Star Wars – pelo menos 9189e2b8-7292-45f2-bbd8-2839d33009c7desde que o London Evening News publicou, a 4 de Maio de 1979, a frase “May the 4th be with you, Maggie” – em referência a Margaret Thatcher. A pensar nisso, o canal História dedica a sua programação à saga de George Lucas, com dois episódios de O Preço da História a ela dedicados. No primeiro episódio, passam pelo programa vários artigos relativos à saga: um cartaz original d’A Vingança dos Jedi, um estojo Play-Doh de Jabba the Hutt e uma coleção de adereços dos filmes. Às 22h20, outras raridades aparecem – como um esboço do argumento original da Guerra das Estrelas autografado por George Lucas.

Edição relativa à semana de 29 de abril a 5 de maio.