RTP - Jaime Fernandes, Provedor TV

RTP: Trabalhadores pedem demissão do Provedor

A Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP pede, em comunicado, a demissão de Jaime Fernandes, provedor do telespectador da estação pública. 

O programa Voz do Cidadão de 2 de abril estará por detrás desta reação dos funcionários do canal estatal. Nessa edição, dedicada aos atentados de Bruxelas, surgiram críticas à lentidão da RTP na cobertura do assunto e também à ausência de António Esteves Martins, correspondente do canal em Bruxelas.

Em nenhum momento do programa foi dada voz à direção de informação ou ao jornalista visado, que se encontrava de férias e impedido de regressar à Bélgica devido ao encerramento do espaço aéreo.

Desrespeito dos direitos do trabalhadores

CT responsabiliza o Provedor por falta de respeito à “dignidade profissional e pessoal” de quem trabalha na RTP e ao “direito de defesa perante eventuais acusações“. No mesmo comunicado acrescentam que só 15 dias depois da transmissão do referido programa foi dado um esclarecimento, “em nota de rodapé e sem qualquer pedido de desculpas ao trabalhador“.

Os representantes dos funcionários indicam que “confirmar a veracidade de uma acusação antes de lhe dar honra de espaço televisivo e permitir a hipótese de defesa não é uma obrigação reservada aos jornalistas – é uma questão de simples decência“, concluindo que não resta outra saída ao Provedor “que não a demissão“. Acusam Jaime Fernandes de, “fruto da sua ausência de diligências para apresentar a verdade aos telespectadores“, ter sido obrigado “a dar o dito por não dito“, o que concluem ter levado à perda de credibilidade junto do público e trabalhadores.

Declarações sobre RTP3 também motivam remoque

As recentes declarações do Provedor, nas quais defendeu que a RTP3 não tinha “grande razão de ser” também causaram reação dos trabalhadores, que recomendam a leitura do Contrato de Concessão do Serviço Público de Rádio e Televisão, que estipula a obrigação da emissão de um canal informativo.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Terra Nossa - Especial Fim-de-Ano SIC
Novo episódio de ‘Terra Nossa’ bate ‘Quer o Destino’