Na próxima terça-feira, dia 3 de maio, o Grupo de Teatro da Nova estreia a sua nova peça, O Percevejo, de Vladimir Mayakovski, apresentada pela primeira vez em Portugal. A peça vai estar em cena no Teatro do Bairro, até domingo, dia 8 de maio e, simultaneamente, vai participar no Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa.

O Grupo de Teatro da Nova, mais conhecido como GTN, foi formado nos anos 90 e conta, este ano, com a participação de 14 membros de diversas faculdades e universidades, não sendo exclusivo da Universidade Nova de Lisboa. O grupo, orientado pela atriz Marina Albuquerque, ensaia duas vezes por semana, na Torre B da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Em 2015, o GTN apresentou a peça Panica de Alejandro Jodorowsky no Teatro do Bairro, e esgotou todos os espetáculos. Este ano, regressam com O Percevejo, de Vladimir Mayakovski, poeta e dramaturgo russo do século XX, conhecido como “o poeta da Revolução e do futurismo”. A peça é uma comédia futurista passada na Rússia dos anos 20, e, num segundo momento, nos anos 70, imaginados por Mayakovski como um futuro de máquinas e de pessoas sem emoções.

GNT12-300x225

Grupo de Teatro da Nova, numa peça em 2011. Foto: blog.fcsh.unl.pt

O dia de estreia da peça corresponde também ao dia da participação do GTN no Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa (FATAL), no qual venceram, em 2011, o “Prémio FATAL Cidade de Lisboa”, e no qual têm participado nos últimos anos.

O preço dos bilhetes é de 7 euros para estudantes e 10 euros para adultos. No dia da estreia, 3 de maio, o bilhete dos estudantes é 4 euros e o dos adultos 7 euros , e na quinta-feira, 5 de maio, o preço dos bilhetes é de 5 euros para todos os públicos. Os bilhetes podem ser reservados online e levantados na bilheteira no próprio dia do espetáculo.

Ainda no mês de maio, no dia 18, o GTN irá fazer uma apresentação especial do grande sucesso do ano passado, Panica, de Alejandro Jodorowski, na Mostra de Teatro Universitário do Teatro Académico Gil Vicente, grupo pertencente à Universidade de Coimbra.