portugal em festa

8 Sugestões para substituir ‘Portugal em Festa’

Amanhã, dia 1 de maio, chega ao fim o programa Portugal em Festa e para passar a ocupar as tardes de domingo, a SIC quer apostar na transmissão de maratonas de filmes. A equipa de TV&Media do Espalha-Factos não podia deixar de manifestar os seus sentimentos sobre o assunto e escolheu oito sugestões que podem tornar estas tardes televisivas bem mais interessantes.

Lê mais: Filmes substituem ‘Portugal em Festa’

O Lobo de Wall Street

Apesar da consagração de Leonardo DiCaprio ter vindo com O Renascido, O Lobo de Wall Street mostra toda a mestria e versatilidade do ator, pelo que merece ser visto por todos, e, quiçá, ser o início de uma série de filmes em exibição nos canais generalistas que mostre o quão bem resulta a parceria entre o eterno Jack de Titanic e o realizador Martin Scorsese.

A premissa do filme é simples e apelativa. DiCaprio dá vida ao corretor de bolsa Jordan Belfort, que nos mostra a viagem rumo ao sonho americano, não deixando de parte a ganância empresarial. A fortuna e estilo de vida que leva depressa fazem com que seja o centro das atenções, para o melhor ou pior que possa surgir.

Portugal em Festa

Mamma Mia

Sim, este filme já deu muitas vezes na Fox Life. Mas quando a transmissão é nos generalistas, o impacto é outro. Juntar Meryl Streep, Colin Firth e Pierce Brosnan num filme que se passa na Grécia, em pleno verão, e que tem como banda sonora um homenagem a uma das bandas mais populares de sempre, os ABBA, tem tudo para resultar. E resultou.

A abrir o apetite para o verão, este filme transporta-nos para um estado de espírito alegre e faz-nos alhear da realidade durante alguns momentos, que é o que se pretende de um bom filme pipoca. Mamma Mia, here we go again!

 Portugal em Festa

The Good Wife

Agora que uma das melhores séries dos últimos 10 anos se aproxima do fim, a obra dos irmãos Tony e Ridley Scott seria ideal para preencher as tardes de domingo. O público já gosta de Julianna Margulies desde os tempos de ER – Serviço de Urgência, o que torna The Good Wife ainda mais apelativa aos mais velhos, já para não falar no cliché de uma boa série de advogados.

The Good Wife é uma mistura da evolução das personagens, dos casos que nos fascinam, dos juízes suis generis, assim como uma das séries com mais participações especiais várias vezes reconhecidas com um Emmy. Michael J. Fox, Martha Plimpton, Mamie Gummer e Stockard Channing são apenas alguns dos exemplos. São sete temporadas, o ideal para nos acompanhar até ao verão.

 Portugal em Festa

Dragon Ball Super

Com o fim do Portugal em Festa, seria do meu agrado que a SIC decidisse voltar a apostar num programa que, em finais da década de 1990 e inícios da de 2000, fez muito sucesso no canal: Dragon Ball.

Não, não me refiro àqueles episódios das séries Z ou GT que a SIC Radical já se fartou de transmitir ininterruptamente nos últimos anos. Falo da nova série do anime, intitulada Dragon Ball Super, que teve estreia no Japão em julho do ano passado, contando já com cerca de 40 capítulos. No que diz respeito ao enredo, esta nova aventura tem lugar nos anos seguintes ao desaparecimento do último vilão de Dragon Ball ZMajin Buu –, e está intimamente relacionada com os acontecimentos dos dois filmes recentemente lançados (Dragon Ball Z: Battle of Gods e Dragon Ball Z: Resurrection ‘F’) – o que parece indicar que tudo o que se passou em Dragon Ball GT será ignorado.

Sim, é muito improvável que a SIC alguma vez venha a dedicar meia hora das suas tardes de domingo àquilo a que muitos chamam “bonecada”, mas é-me impossível não desejar voltar a ver Son Goku e companhia com a famosa e cómica dobragem portuguesa.

Portugal em Festa

Dumb & Dumber

Para que a receção das tardes de cinema na televisão portuguesa seja bem-sucedida, os filmes devem ter um bom ritmo e uma intriga que agarre o telespectador desde o início. Assim, acho que Dumb & Dumber seria uma boa opção.

Em primeiro lugar, este filme está na agenda da atualidade. Isto é, recentemente foi lançada a sequela deste filme nos cinemas por isso mesmo os mais novos terão uma ideia do que se trata. Além disso, Jim Carrey e Jeff Daniels retratam personagens ridiculamente cómicas e reconhecidas por várias gerações. Neste aspeto, Dumb & Dumber conseguiria cativar um público abrangente e diversificado desde o início.

Outra vantagem associada a este filme é o seu caráter light e de visualização descontraída. Com a chegada do bom tempo e da silly season, nada como adequar a programação à leveza de espírito para conseguir mais audiência.

Seguir uma linha de filmes semelhantes em intensidade ao Dumb & Dumber poderá ser a decisão mais acertada. E, caso tenha sucesso, há sempre uma prequela e uma sequela disponíveis para mais dois domingos.

Portugal em Festa

Trainwreck (e mais comédia!)

Com toda a tarde livre de domingo, a SIC dispõe agora de um enorme catálogo de opções para filmes ou séries que pode transmitir durante esse horário. Depois de já ter habituado os espetadores a ouvirem imitadores de Rosinha e Toy durante horas, o canal tem agora a oportunidade de criar uma nova rotina.

A ideia passaria por se criar uma vaga na programação da tarde do terceiro canal onde, todos os domingos e sempre à mesma hora, seria transmitida uma comédia. Com filmes já mais antigos ou lançamentos mais recentes, como é o caso de Trainwreck (que no verão de 2015 trouxe Amy Schumer às telas de cinemas por todo o mundo e conquistou as bilheteiras), esta era uma forma literalmente divertida de, entre estreias e repetições, a SIC compensar o público pelos meses de (não direi tortura) conteúdo de qualidade inferior que ofereceram ao domingo.

Portugal em Festa

Sex & The City, Friends ou The Office

Um domingo à tarde quer-se descontraído e com programas leves (bem, não tão leves quanto Portugal em Festa). Quer-se de séries divertidas, de momentos fáceis de prender ao ecrã e de tudo o que faça esquecer que o dia seguinte é de trabalho.

Por isso mesmo não consigo pensar em melhor opção para inícios de tarde de domingo do que um regresso a sucessos intemporais como Sex & The City, Friends ou The Office. Séries divertidas e de qualidade (sim, incluo Sex & The City nas séries de qualidade!) que deram o primeiro passo para muitas séries que se seguiram depois.

Mas, e sem tirar mérito a sucessos recentes, poucas têm a capacidade de nos divertir como a loucura de Samantha (Kim Cattrall em Sex & The City), de nos apaixonar como Ross e Rachel (David Schwimmer e Jennifer Aniston em Friends) ou de nos levar às lágrimas de tanto rir como qualquer momento em The Office.

portugal em festa

The Hunger Games, Interstellar e mais sucessos recentes!

As tardes de domingo precisam de bom cinema e a SIC necessita de recuperar as audiências. Para que isso seja possível, a aposta certa será no sentido de emitir grandes filmes durante todo o ano. Não falamos dos filmes que marcam necessariamente a história do cinema – sabemos que, infelizmente, muitos deles não conquistam a maioria do público – mas sim daqueles que fizeram sucesso nas salas e que muito provavelmente farão sucesso em televisão.

Olhando para os vários géneros cinematográficos e pensando na variedade de público possível, fariam sucesso nas matinés de domingo à tarde títulos mais recentes como The Hunger Games, A Culpa é das Estrelas, Interstellar, Lucy, Maléfica, A Teoria de Tudo e alguns filmes de animação.

Não apostar em produções repetidas várias vezes era fundamental e seria ainda importante que a SIC garantisse, pelo menos, uma grande estreia por mês. Normalmente, as películas inéditas são guardadas para o natal, mas como a tradição já não é o que era, será preferível manter a qualidade ao longo de todo o ano e não concentrar o melhor cinema em dois ou três dias de menor consumo. Na época natalícia, qualquer reposição de animação ou a milésima exibição de Sozinho em Casa fará igual ou melhor.

Portugal em Festa

 

Artigo escrito por André Pereira, Cátia Duarte Silva, Filipe Santiago Lopes, Inês Borges, João Pedro Peixoto e Paulo Pereira.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Gremlins
‘Gremlins’ pode estar de regresso com novo filme 30 anos depois