O Dia da Mãe está a chegar e para ajudar a escolher a prenda ideal para este dia especial, o Espalha-Factos compilou uma lista com alguns dos melhores gadgets do mercado.

  • Para as fãs de música

Se têm uma mãe que adora o que de melhor a música tem para oferecer, que melhor prenda que um bom leitor de MP3 para levar consigo a sua música para todo o lado?

Práticos para quem quer a companhia das suas canções favoritas numa sessão de ginásio ou simplesmente para as deslocações a caminho do trabalho num qualquer lotado transporte público, o iPod Shuffle ou o SanDisk Clip Jam são simples, pequenos e funcionais, fazendo o seu trabalho de forma admirável e sem atrapalhar.

Caso se prefira algo mais topo de gama, o iPod Touch e iPod Nano são mais que meros leitores de música, tendo aplicações como a Nike Fitness para ajudar a catalogar o progresso do treino.

Outra boa opção para amantes de música é uma coluna portátil à prova de água que se liga diretamente a um smartphone ou tablet, para poder tomar um retemperador banho de imersão com a companhia das melhores melodias. Mas se viver num apartamento onde não se possa colocar música muito alto ou apenas for preciso um descanso do barulho dos vizinhos, uns auscultadores com isolamento de som serão a prenda ideal.

ipodnano

iPod Nano

  • Para quem adora ler

Para quem tem uma mãe com uma paixão pela arte literária e que adora perder-se nas páginas de um envolvente livro, um bom e-reader pode ser a prenda ideal. Dispositivos com ecrãs de tinta digital para se assemelharem a verdadeiros livros e não forçarem a vista com a luz do ecrã de um tablet, um Kindle Paperwhite ou um Kobo permitem levar um vasto número de obras para qualquer lado, ocupando menos espaço que a maioria dos livros.

Contudo, se se tiver em mente dar mais funcionalidade que meramente ler livros e ficheiros PDF, uma alternativa a ponderar é um dos tablets de 8 a 9 polegadas como o iPad Mini 4 ou o Asus Zenpad Z580C que não deixam de ser bastante portáteis e têm um formato de ecrã mais próximo ao de um tradicional livro, ao invés de tablets widescreen como o Nexus 7.

No caso de já possuir um e-reader ou um tablet com a aplicação Kindle, uma boa prenda é a dádiva de uma ou várias obras novas com um cartão de oferta Kindle ou Kobo, estes últimos à venda em lojas Fnac.

ipadmini4

iPad Mini 4

 

  • Para as entusiastas da fotografia

A famosa marca Polaroid voltou ao mercado depois de quase ter desaparecido para sempre e trouxe consigo uma reivenção da sua clássica câmara fotográfica. Se a tua mãe adora tirar fotografias, a Polaroid Snap Kit é um nostálgico regresso às fotos instantâneas que há algumas décadas tanto sucesso fizeram.

Caso já possua uma máquina fotográfica digital que adora e queira ter, ainda assim, a facilidade de ter as suas fotos num instante, uma boa prenda é a impressora portátil Polaroid Zip.

Se se quiser optar por algo mais prático e em conta, a Sony Cyber-Shot DSC-W800 é uma boa alternativa que alia a portabilidade a um bom desempenho na qualidade das fotografias capturadas.

Já para mostrar as obras fotográficas que marcaram os momentos mais especiais sem ter que estar a abrir o álbum fotográfico, é sempre útil uma moldura digital.

polaroidzip

Polaroid Zip

  • Para as heroínas do dia-a-dia

Ninguém gosta de acordar cedo com um sinal sonoro agudo que dá vontade de atirar o despertador à parede. Com isso em mente, uma boa prenda seria o iHome IBT29BC, um despertador com rádio, coluna e ligação bluetooth a smartphones ou tablets para se poder acordar com a música que se quiser. Outra característica interessante deste despertador é a sua caixa translúcida que transmite várias cores configuráveis para se acordar com uma luz a condizer ou até para utilizar durante uma festa em casa. O dispositivo permite até atender chamadas se o smartphone estiver com este emparelhado.

Como o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, uma simpática máquina de café como a Nespresso Inissia é sempre útil para dar aquele suplemento de energia matinal. Caso não seja fã de café e prefira sumos naturais, um juicer como o Breville VBL120X é um gadget prático para começar o dia de forma mais saudável.

E continuando com a temática dos dias saudáveis, quem é fã de exercício físico não dispensa um bom fitness tracker como um Fitbit Flex ou um Xiaomi Mi Band. Se preferires oferecer um destes gadgets mas mais focado em ter um aspeto elegante que passaria por uma qualquer bela pulseira, a Jawbone Up3 é opção a considerar.

Jawbone Up3

Jawbone Up3

  • Para as mães criativas

Quem tem uma mãe com uma grande veia artística, poderá ter em mente uma mesa digitalizadora para ajudar a criar obras no formato digital para poder partilhar com o mundo.

Ainda nesse segmento, os recentes iPad Pro da Apple são também uma boa opção, com belos ecrãs de retina e a possibilidade de usar um Apple Pencil para desenhar e editar com bastante precisão.

No mundo em que as impressoras 3D começam a ser cada vez mais utilizadas mas ainda demasiado caras para os bolsos da maioria, as canetas de impressão 3D são uma boa alternativa. Produzindo um fluido que se solidifica, é possível desenhar no ar e criar objetos tridimensionais em que quase o único limite é a imaginação.

Caneta de impressão 3D

Caneta de impressão 3D

  • Para as mães que ainda são fiéis ao 3310

Se tiverem uma mãe que ainda não deu o salto para um smartphone ou tem um que já está a dar sinais que precisa da reforma, existem novas gamas de bons dispositivos para todos os bolsos.

Para quem tem predileção pelo sistema operativo Android, a mais recente geração do Motorolla Moto G pode já não ser o smartphone mais recente mas tem um bom desempenho com um preço bastante em conta. Já se não se preocuparem em partir o porquinho mealheiro, o Nexus 6P é o topo de gama da Google neste segmento com qualidade de construção e performance a condizer.

No caso de terem um gosto pela marca da maçã, a Apple apresentou recentemente um novo modelo, o iPhone SE que é ligeiramente mais barato que o topo de gama e traz tudo o que o iPhone 5 e 5S tinham de bom mas com os componentes de modelos mais recentes da marca. Já o topo de gama é mesmo o iPhone 6S e 6S Plus que se destacam por ecrãs de maiores dimensões e pelo dispositivo ter ligeiramente menor espessura que o SE.

Se o que procuram é um smartphone competente, que tenha o essencial ao nível de aplicações e uma interface fácil de utilizar até mesmo para quem é relativamente novato com estes dispositivos, as gamas mais low cost da Microsoft Lumia como o 535 e o 640 são alternativas a ter em conta.

Motorolla Moto G

Motorolla Moto G

Estas são as nossas sugestões para o Dia da Mãe e, quer escolhas uma delas ou tenhas tido em mente outro gadget para oferecer, partilha connosco a tua decisão no Facebook, Twitter ou Instagram do Espalha-Factos.