4761770535_83b306781d_b
Foto: visualhunt.com

Dia Mundial da Dança celebrado de Norte a Sul do País

A dança pode não fazer parte do teu dia a dia, mas decerto que aprecias observar esta arte e, quem sabe, até experimentá-la nem que seja escondido no teu quarto ou naquela saída com os amigos. Pois bem, no próximo dia 29 de abril celebra-se o Dia Mundial da Dança e, para assinalar o dia, companhias e grupos de dança, escolas, associações e autarquias de todo o país preparam uma vasta programação nesta área. Se não sabes onde te dirigir e comemorar a arte do movimento do corpo, o Espalha-Factos dá-te algumas sugestões.

Norte

No Grande Porto, a Escola Eu Danço preparou um dia recheado de atividades, entre elas aulas abertas e várias apresentações que, aliás, já começaram e se estenderão até sábado, dia 30. Aqui podes consultar o programa e os horários.

Ainda pela cidade invicta, o Clube União Fanzerense está a preparar um flashmob junto ao Edifício Transparente, que arrancará pelas 15h de 1 de maio, iniciativa que o clube repete pela segunda vez. O União Fazerense conta já com a presença de 500 bailarinos. Posteriormente, e até às 17h, o Edifício Transparente recebe ainda várias aulas e workshops gratuitos e abertos ao público, que vão desde o hip-hop ao contemporâneo, passando pela salsa, o djembel e o zumba.

Em Braga, num desafio lançado pela Câmara Municipal, as escolas de dança do Concelho participam no B de Dança, um programa intenso de aulas, exibições e espetáculos que começou dia 23 de abril e terminará dia 30. Aqui encontras a programação para os próximos dias, bem como as horas e os locais.

O Teatro de Vila Real recebe, dia 29, às 21h30, o espetáculo de Tiago RodriguesAssim tipo… dança contemporânea, uma criação para a Companhia Instável. Em digressão desde o ano passado, este espetáculo cruza a dança contemporânea com outras expressões artísticas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Também a cidade de Chaves não quis deixar a data passar em branco. Como tal, o Teatro Experimental Flaviense, com o apoio da autarquia, organizou um espetáculo comemorativo deste dia tão especial. A partir das 21h30, no Cine Teatro Bento Martins, festeja-se “a graça, o movimento e a harmonia entre o corpo e o espírito”.

Ainda na sexta-feira, estreiam-se as peças de dois destacados coreógrafos portugueses. Uma delas é Olga Roriz e a sua companhia. Apresentam Antes que matem os Elefantes, uma peça centrada na guerra, às 22h00, no Centro Cultural de Ílhavo, Aveiro.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Centro

Outro é Rui Horta que, pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), apresenta a sua versão do clássico Romeu e Julieta, com música de Bruno Pernadas. A estreia acontece dia 29, no Teatro Camões, em Lisboa, às 21h00.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No mesmo dia, no Barreiro, é apresentado, pela companhia Quorum Ballet, o bailado Correr o Fado. O espetáculo, um projeto que partiu da ideia de alterar a forma como se vê, ouve e se sente o Fado, realiza-se às 21h30, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

Integrado nas comemorações deste dia, a Classic Stage apresenta a 2ª edição de uma grandiosa Gala internacional de ballet clássico, a Gala Ballet Russian Classical Ballet, sob direção artística de Evgeniya Bespalova, prestigiada bailarina internacional e diretora da famosa companhia de dança. No dia 29, pelas 21h30, poderás assistir ainda a este espetáculo no Centro Cultural Olga Cadaval Auditório Jorge Sampaio, em Sintra.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No dia 30 de abril, também em Sintra, tem início a 5.ª edição do Festival Corpo Encontro Internacional de Dança, que irá decorrer até domingo, na Quinta da Ribafria. O público poderá assistir a mostras de dança, workshops e espetáculos, participar em diferentes aulas ou visitar o centro de exposições. Em destaque estarão vários estilos de dança, como o hip-hop, dança oriental, africana, cigana, flamenco, contemporânea e clássica.

No Salão Preto e Prata, do Casino Estoril, arranca, também no dia 29, a 9.ª edição do Campeonato Internacional de KizombaÁfricAdançar, que se prolonga até 1 de maio.

Em Palmela, as comemorações começaram a 16 de abril, mas continuarão até dia 30, sábado. A companhia de dança residente no Cineteatro S. João, DançArte, e a Câmara Municipal de Palmela assinalam o Dia Mundial da Dança 2016 com um programa ‘com muito movimento’.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em Ourém, as várias iniciativas iniciaram-se dia 26 e terminarão dia 30 com a projeção do documentário La Danse, no Parque da Cidade António Teixeira.

Ainda no âmbito do Dia Mundial da Dança, a Câmara Municipal de Abrantes tem promovido ao longo deste mês um conjunto de iniciativas comemorativas. O programa culmina na sexta-feira com a apresentação do espetáculo Dueto com Cinema, pela Companhia Paulo Ribeiro, no Cineteatro S. Pedro, às 21h30.

Ainda no centro do país, desta vez em Tomar, a Escola Vocacional de Dança da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e o Município de Tomar levam a dança ao centro histórico da cidade. No dia 29, a partir das 15h, quem passar pela Corredoura e pela Praça da República irá cruzar-se com um espetáculo de rua intitulado Dança Itinerante.

Sul

Em Faro, a efeméride vai ser assinalada com um espetáculo de dança contemporânea, intitulado Passeio sem Mapa, de Filipa Rodriguez e em parceria com a associação Curiosaplauso. Terá lugar no Teatro Lethes, às 21h30, e contará com a interpretação da própria coreógrafa, de Maria Ramos, Gaziela Costa e de alunos de dança do Teatro Lethes.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ilhas

A Câmara Municipal da Horta, em parceria com a Urbhorta e o Teatro Faialense, preparam também um programa muito especial dedicado a esta data, com aulas aberta, formações e entre outros eventos. Aqui podes consultar todo o programa e horários desta semana cheia de diversão, exercício e muita dança.

Foto: Lieven SOETE via Visualhunt
Foto: Lieven SOETE via Visualhunt

O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna. Desde então, o objetivo deste dia é celebrar esta arte, mostrar a sua universalidade e, claro, fomentar a sua prática que contribui para o bem-estar físico e mental.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Mário Ferreira
Mário Ferreira acusa ERC de pôr em causa sobrevivência da Media Capital