Bruxelas
Fotografia: Maria Ana Campos / Marta Pereira

La vie est belge: Bruxelas, a capital europeia

A cidade de Bruxelas distingue-se por ser a capital da Bélgica, mas ainda se torna mais especial por ser também a capital europeia. Localizada de forma muito conveniente no centro da Europa, Bruxelas não só é o destino ideal para todos aqueles que querem viajar de forma rápida e a baixo custo pela Europa, como também é uma importante cidade a nível político e militar.

É nesta enorme cidade que se localizam várias instituições europeias e ainda a sede da NATO. Curiosamente é a cidade do mundo com mais lobbying no mundo logo a seguir a Washington, nos EUA.

Como se não bastassem já estes fatores para fazerem de Bruxelas um local interessante, a cidade conta ainda com muitos pontos culturais que valem a pena ser visitados.

Grand-Place (Grote Markt em flamengo)

Esta praça, considerada património Mundial da UNESCO, é o verdadeiro coração de Bruxelas e, sem dúvida alguma, o local mais belo da cidade. Assim que aqui entramos ficamos deslumbrados os edifícios maravilhosos que rodeiam a praça.

São vários os edifícios que aqui se concentram, entre os quais, a Hôtel de Ville (Câmara Municipal) e a Maison du Roi (Museu da Cidade de Bruxelas).

Manneken-Pis

Este talvez seja um dos monumentos mais falados da Europa. Muitos o consideram ser “maior desilusão”, do qual eu tenho que discordar. Apesar de ter apenas 61cm esta estátua é a mais divertida que já vi na Europa! É hilariante passar pela esquina onde ele se localiza e ver dezenas de pessoas a tirarem selfies (bastante criativas), com o pequeno menino a fazer xixi.

A estátua possui ainda um guarda-roupa com mais de 800 indumentárias diferentes, apropriadas a vários eventos e dias especiais. Para tornar a experiência de ver o Manneken-Pis ainda mais incrível, só falta mesmo aproveitar as waffles a um euro que se vendem nas lojas mesmo ali ao lado.

Palais Royal de Bruxelles

Situado em frente ao Parque de Bruxelas, o Palácio Real de Bruxelas é um ponto de passagem obrigatório para todos os turistas. É uma obra relativamente recente, terminada nos anos 30 do século XX. Esta é a residência oficial da realeza belga, apesar do Rei e da Rainha habitarem noutro Palácio nos arredores da cidade.

IMG_5148 (1024x683)

Mont des Arts

Aqui localiza-se uma das vistas mais bonitas da cidade. É o local ideal para ter ter uma visão dos pontos mais importantes de Bruxelas. Em dias de céu limpo até se pode ver o Atomium, ao longe. Localizado perto do quarteirão dos museus, este é o sítio ideal para tirar uma foto que certamente fará recordar a beleza de Bruxelas.

IMG_5152 (1024x683) Bruxelas

Galeries Royales Saint-Hubert

Estas galerias localizam-se no centro da cidade, apenas a uns metros da Grand-Place. Este é um complexo constituído por três partes: Galerie de la Reine, Galerie du Roi, Galerie des Princes. Para além de serem uma obra espetacular de arquitectura, são ainda o local ideal para comprar os deliciosos chocolates belgas, vendidos em diferentes lojas ao longo das arcadas.

Delirium Café

Para finalizar um dia de passeio por Bruxelas o melhor a fazer é emergir-se totalmente na cultura e beber uma boa cerveja belga. Neste bar não faltam opções, pelo contrário, falta é tempo (e dinheiro) para se poder provar todos os maravilhosos tipos de cerveja que constam na sua carta.

O Delirium é famoso por a sua grande variedade de cervejas, sendo que em 2004 foi galardoado com o recorde do Guinness como o estabelecimento do mundo que comercializa mais marcas de cerveja (cerca de 3162).

Bienvenue en Belgique! Welkom!

Fotografias © Maria Ana Campos & Marta Pereira

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Eurovisão
Eurovisão. The Black Mamba já gravaram atuação de reserva para assegurar participação