A cidade de Bruxelas distingue-se por ser a capital da Bélgica, mas ainda se torna mais especial por ser também a capital europeia. Localizada de forma muito conveniente no centro da Europa, Bruxelas não só é o destino ideal para todos aqueles que querem viajar de forma rápida e a baixo custo pela Europa, como também é uma importante cidade a nível político e militar.
É nesta enorme cidade que se localizam várias instituições europeias e ainda a sede da NATO. Curiosamente é a cidade do mundo com mais lobbying no mundo logo a seguir a Washington, nos EUA.
Como se não bastassem já estes fatores para fazerem de Bruxelas um local interessante, a cidade conta ainda com muitos pontos culturais que valem a pena ser visitados.
Grand-Place (Grote Markt em flamengo)
Esta praça, considerada património Mundial da UNESCO, é o verdadeiro coração de Bruxelas e, sem dúvida alguma, o local mais belo da cidade. Assim que aqui entramos ficamos deslumbrados os edifícios maravilhosos que rodeiam a praça.
São vários os edifícios que aqui se concentram, entre os quais, a Hôtel de Ville (Câmara Municipal) e a Maison du Roi (Museu da Cidade de Bruxelas).
Manneken-Pis
Este talvez seja um dos monumentos mais falados da Europa. Muitos o consideram ser “maior desilusão”, do qual eu tenho que discordar. Apesar de ter apenas 61cm esta estátua é a mais divertida que já vi na Europa! É hilariante passar pela esquina onde ele se localiza e ver dezenas de pessoas a tirarem selfies (bastante criativas), com o pequeno menino a fazer xixi.
A estátua possui ainda um guarda-roupa com mais de 800 indumentárias diferentes, apropriadas a vários eventos e dias especiais. Para tornar a experiência de ver o Manneken-Pis ainda mais incrível, só falta mesmo aproveitar as waffles a um euro que se vendem nas lojas mesmo ali ao lado.
Palais Royal de Bruxelles
Situado em frente ao Parque de Bruxelas, o Palácio Real de Bruxelas é um ponto de passagem obrigatório para todos os turistas. É uma obra relativamente recente, terminada nos anos 30 do século XX. Esta é a residência oficial da realeza belga, apesar do Rei e da Rainha habitarem noutro Palácio nos arredores da cidade.
Mont des Arts
Aqui localiza-se uma das vistas mais bonitas da cidade. É o local ideal para ter ter uma visão dos pontos mais importantes de Bruxelas. Em dias de céu limpo até se pode ver o Atomium, ao longe. Localizado perto do quarteirão dos museus, este é o sítio ideal para tirar uma foto que certamente fará recordar a beleza de Bruxelas.
Galeries Royales Saint-Hubert
Estas galerias localizam-se no centro da cidade, apenas a uns metros da Grand-Place. Este é um complexo constituído por três partes: Galerie de la Reine, Galerie du Roi, Galerie des Princes. Para além de serem uma obra espetacular de arquitectura, são ainda o local ideal para comprar os deliciosos chocolates belgas, vendidos em diferentes lojas ao longo das arcadas.
Delirium Café
Para finalizar um dia de passeio por Bruxelas o melhor a fazer é emergir-se totalmente na cultura e beber uma boa cerveja belga. Neste bar não faltam opções, pelo contrário, falta é tempo (e dinheiro) para se poder provar todos os maravilhosos tipos de cerveja que constam na sua carta.
O Delirium é famoso por a sua grande variedade de cervejas, sendo que em 2004 foi galardoado com o recorde do Guinness como o estabelecimento do mundo que comercializa mais marcas de cerveja (cerca de 3162).
Bienvenue en Belgique! Welkom!
Fotografias © Maria Ana Campos & Marta Pereira