Game of Thrones

Game of Thrones conquista audiências e pirataria com novo episódio

Era um dos regressos mais aguardados há já um ano e, pelo que nos mostram os números, Game of Thrones não parece ter perdido força perto do público.

A série de sucesso do canal norte-americano HBO regressou no domingo para a sua sexta temporada e, se os anos anteriores servem de indicador, uma estreia de Game of Thrones é sinónimo de altas audiências televisivas e de um registo ainda maior de downloads ilegais na internet.

Com The Red Woman, o primeiro episódio inédito da série desde junho do ano passado, a HBO registou 10,7 milhões de espetadores, tornando este o número máximo de pessoas que assistiram a um episódio da série desde que a mesma estreou em 2011 (o recorde pertencia ao final da quinta temporada, visto por 10,3 milhões de espetadores).

Em Portugal, a estreia no Syfy, ontem à noite, foi acompanhada por cerca de 80 mil espectadores – 0,8% de audiência média e 1,8% de share, de acordo com os números preliminares da GfK/CAEM. Registo muito elevado para o canal de ficção científica, que durante o mês de abril não passou dos 0,1% de quota de mercado.

Já na pirataria, mesmo com estratégias como uma exibição simultânea global, transmissão em sinal aberto e diminuição do número de cópias enviadas para a imprensa, de forma a combater essa prática ilegal, os fãs procuraram em massa o episódio em vários sites.

Game of Thrones
Melisandre (Carice van Houten) foi destaque do episódio

O TorrentFreak avançou que, durante as primeiras 12 horas após ser transmitido, mais de um milhão de pessoas já tinha feito download de The Red Woman. Um facto que, no entanto, o site reparou que tem vindo a mudar é a qualidade dos ficheiros que os utilizadores procuram. Há alguns anos, apenas 10% dos downloads eram constituídos por vídeos em alta definição. Atualmente, episódios com essa qualidade representam metade do total de downloads.

A história de Game of Thrones continua este domingo, dia 1 de maio, na HBO. Em Portugal, o canal SyFy transmite o segundo episódio da nova temporada da série no dia seguinte.

Atualizado às 15h52 com os dados de audiência Live+VOSDAL, que elevaram os números de 1% para 1,7% de share.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
THE TWILIGHT SAGA: BREAKING DAWN-PART 2
‘Sol da meia-noite’. Chegou o novo livro da saga Crepúsculo