O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Consumo televisivo deserto
Fotografia: Unsplash

Consumo televisivo quebra com fim de semana prolongado

Além do habitual registo de disputa entre canais, importa realçar o facto que marcou as audiências deste sábado: Houve muito menos gente a ver televisão do que é habitual. Efeitos do bom tempo e do fim de semana prolongado.

Os canais de sinal aberto desceram de uma média de 12% de rating no acumulado de todos os sábados do ano para apenas 10,4%. Uma quebra superior a 13%, menos 150.000 espectadores. A perda estendeu-se também aos canais pagos, que desceram de 8,5% de média anual para apenas 7,8% no dia de ontem.

Top denuncia falta de público

A tabela dos programas mais vistos torna evidente a redução do número de espectadores disponíveis. A Única Mulher voltou a ser a mais vista do dia, mas registou apenas 14,2% de audiência média e 30,5% de share, superando por pouco a concorrente Coração d’Ouro, que registou 13,7% de audiência média e 29,5% de share, sendo menos afetada pela descida no consumo televisivo.

O Jornal da Noite (SIC) foi o terceiro formato com mais espectadores e já não superou a média de um milhão de espectadores. Ficou com 10% de audiência média e 24,5% de share, sendo seguido pelo Jornal das 8 com 9,7% de audiência média e 24,3% de share. O Telejornal surgiu em terceiro no horário com apenas 6,2% de audiência média e 16,6% de share.

A novela Poderosas foi dos poucos programas do dia a não registar descidas em relação aos valores habituais, registou 8,6% de audiência média e 23,4% de share, ainda assim não suficiente para bater a concorrência no horário. Love On Top marcou 8,4% de audiência média e 25,4% de share, tendo batido a novela da SIC quando em confronto direto.

Teatro na RTP2 bate nos zero espectadores

A transmissão da peça Dia de Reis na Noite de Teatro da RTP2 registou o mínimo da temporada: 0,2% de audiência média e 0,6% de share. Durante 35 minutos da transmissão não houve mesmo nenhum telespectador, diz a medição da GfK/CAEM.

Desde o início do ano nenhuma peça tinha registado tão baixa audiência média e quota de mercado. Os valores contribuíram o segundo pior resultado do mês para o segundo canal – 1,5% de share diário e apenas 0,3% de audiência média. Mesmo transmitido em sinal aberto foi apenas o 13.º canal mais visto do dia.

Nos totais diários a liderança voltou a ser da TVI com 20,7%, seguida pela SIC com 17,4% de share. A RTP1 ficou em terceiro com 12%. Seguiram-se Hollywood com 2,2% e CMTV com 2% de share. Os restantes lugares do top10 foram preenchidos por Disney Channel (1,8%), SIC Notícias (1,7%), AXN (1,6%), Cartoon Network Portugal (1,6%) e Panda (1,5%).