Consumo televisivo deserto
Fotografia: Unsplash

Consumo televisivo quebra com fim de semana prolongado

Além do habitual registo de disputa entre canais, importa realçar o facto que marcou as audiências deste sábado: Houve muito menos gente a ver televisão do que é habitual. Efeitos do bom tempo e do fim de semana prolongado.

Os canais de sinal aberto desceram de uma média de 12% de rating no acumulado de todos os sábados do ano para apenas 10,4%. Uma quebra superior a 13%, menos 150.000 espectadores. A perda estendeu-se também aos canais pagos, que desceram de 8,5% de média anual para apenas 7,8% no dia de ontem.

Top denuncia falta de público

A tabela dos programas mais vistos torna evidente a redução do número de espectadores disponíveis. A Única Mulher voltou a ser a mais vista do dia, mas registou apenas 14,2% de audiência média e 30,5% de share, superando por pouco a concorrente Coração d’Ouro, que registou 13,7% de audiência média e 29,5% de share, sendo menos afetada pela descida no consumo televisivo.

O Jornal da Noite (SIC) foi o terceiro formato com mais espectadores e já não superou a média de um milhão de espectadores. Ficou com 10% de audiência média e 24,5% de share, sendo seguido pelo Jornal das 8 com 9,7% de audiência média e 24,3% de share. O Telejornal surgiu em terceiro no horário com apenas 6,2% de audiência média e 16,6% de share.

A novela Poderosas foi dos poucos programas do dia a não registar descidas em relação aos valores habituais, registou 8,6% de audiência média e 23,4% de share, ainda assim não suficiente para bater a concorrência no horário. Love On Top marcou 8,4% de audiência média e 25,4% de share, tendo batido a novela da SIC quando em confronto direto.

Teatro na RTP2 bate nos zero espectadores

A transmissão da peça Dia de Reis na Noite de Teatro da RTP2 registou o mínimo da temporada: 0,2% de audiência média e 0,6% de share. Durante 35 minutos da transmissão não houve mesmo nenhum telespectador, diz a medição da GfK/CAEM.

Desde o início do ano nenhuma peça tinha registado tão baixa audiência média e quota de mercado. Os valores contribuíram o segundo pior resultado do mês para o segundo canal – 1,5% de share diário e apenas 0,3% de audiência média. Mesmo transmitido em sinal aberto foi apenas o 13.º canal mais visto do dia.

Nos totais diários a liderança voltou a ser da TVI com 20,7%, seguida pela SIC com 17,4% de share. A RTP1 ficou em terceiro com 12%. Seguiram-se Hollywood com 2,2% e CMTV com 2% de share. Os restantes lugares do top10 foram preenchidos por Disney Channel (1,8%), SIC Notícias (1,7%), AXN (1,6%), Cartoon Network Portugal (1,6%) e Panda (1,5%).

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Discurso de ódio
Podcast. Monitorizar discurso de ódio ou censurar liberdade de expressão?