Para homenagear o escritor espanhol Miguel de Cervantes, quatrocentos anos após a sua morte, relembramos a inesquecível e imortal personagem da literatura universal Dom QuixotePersonalidade heróica, apaixonada, louca e livre na ficção mas que deixou marcas na realidade e, como tal, o Espalha-Factos criou uma lista de 9 figuras quixotescas da nossa atualidade. Da política ao desporto, são diversas as personalidades que lutam pela sua ideologia, à semelhança do memorável cavaleiro, Dom Quixote.

Antes de ser batizado com o título de Dom Quixote de la Mancha, o modesto fidalgo rural Alonso Quijano tinha como principal passatempo ler livros sobre cavaleiros. Foi assim que, página a página, envolto por aventuras, desafios e amores se deixou vergar pela imaginação e perdeu o juízo. Autoproclamou-se cavaleiro andante e saiu da sua terra, procurando aventuras, convencendo-se de que apenas homens destemidos como ele poderiam trazer paz e estabelecer a justiça.

A herança de Dom Quixote é tão forte que existe um adjetivo – quixotesco – para se referir aos homens que, tal como ele, são extremamente idealistas. Quem são então os Dom Quixotes da nossa atualidade?

Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos

143005850_770x433_acf_cropped

Foto: AFP/Getty Images

Foi o primeiro afro-americano a ocupar o maior cargo político nos Estados Unidos. Atuou como líder comunitário e como advogado de defesa dos direitos civis. Recebeu o Nobel da Paz em 2009 pelos “esforços extraordinários para o reforço da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”, declarou o presidente do comité, Thorbjoern Jagland quando anunciada a escolha de Obama. O 44.º Presidente capturou a atenção do mundo e deu às pessoas a esperança de um mundo melhor.

Bill Gates, magnata empresarial

http://aib.edu.au/blog/wp-content/uploads/2015/08/bill-gates-jpg.jpg

Foto: http://aib.edu.au/

O fundador da Microsoft e o homem mais rico do mundo criou juntamente com a sua mulher, em 2002, a Bill e Melinda Gates Foundation, a maior fundação filantrópica privada. A fundação tem investimentos e programas em todo o mundo, desde um fundo monetário para ajudar no combate da malária, da SIDA e da tuberculose, a diferentes bolsas de estudo que ajudam estudantes sem recursos a entrar em universidades dentro e fora dos Estados Unidos. Recentemente, e em conjunto com Warren Buffett e Mark Zuckerberg, Bill Gates assinou o Gates-Buffett Giving Pledge, onde se comprometeu a doar pelo menos metade da sua fortuna a eventos e instituições de caridade.

Cristiano Ronaldo, jogador de futebol

0919029001460152719_filepicker

Foto: sportsblog.com

Para além de ser um dos melhores jogadores de futebol de sempre, Cristiano Ronaldo é também conhecido pelos seus gestos de caridade e que muito têm ajudado o mundo. Mostra constantemente o seu espírito solidário ao realizar sonhos, fazendo doações e ou até mesmo dando palavras de apoio. À semelhança de Dom Quixote, o empenho, a dedicação e a paixão que Ronaldo coloca no que faz é claro aos olhos de quem o vê.

Edward Snowden, perito em tecnologia

snowden

Foto: ntv.ru

Em 2013 Edward Snowden atraiu os olhos do mundo para si ao revelar os programas secretos de vigilância global que a Agência de Segurança Nacional norte-americana mantinha em conjunto com diversos governos europeus. Arriscando uma pena de prisão por espionagem, o perito em segurança tecnológica deu a conhecer a três jornalistas alguns dos milhares de documentos classificados que tinha em sua posse, alertando para o risco de as comunicações entre milhões de norte-americanos não estarem seguras.

Eu, sentado à minha secretária, poderia interceptar as comunicações de quem quer que seja, as tuas, de um juiz federal ou até mesmo do presidente, basta-me apenas um e-mail”, confessou Snowden. Neste momento encontra-se na Rússia à espera que lhe garantam um pedido de asilo. Mesmo sabendo que a sua vida ficaria em risco, decidiu seguir o que acredita ser o mais correcto e revelar ao mundo informações que a ele, por direito, pertenciam.

Elon Musk, magnata e inventor

tesla

Foto: snopes.com

Apesar da idade (44 anos), o currículo de Musk é impressionante. É o fundador e atual CEO da SpaceX, uma empresa de manufactura e transporte aerospacial, e da Tesla Motors (uma companhia que desenha, produz e comercializa automóveis elétricos), presidente da SolarCity (providencia, cria, instala e financia sistemas de energia solar) e da OpenAI (uma empresa sem fins lucrativos de investigação de inteligência artificial) e co-fundador da Zip2 e da PayPal.

A sua fundação, “Musk Foundation” foca-se em providenciar sistemas de energia solar a áreas devastadas por desastres naturais (como a cidade de Sōma, no Japão, devastada pelo tsunami de 2011). Considerado por muitos um génio, e louco por outros, Musk visiona um futuro melhor. Através das suas empresas, ambiciona reduzir o aquecimento global explorando fontes de energia alternativas e sustentáveis e reduzir o risco de extinção humana ao desenvolver a primeira colónia em Marte.

Jorge Ramos, jornalista

img_bio

Foto: jorgeramos.com

É um dos mais influentes jornalistas nos Estados Unidos, segundo a Times. É a personalidade televisiva que mais tempo tem estado no ar de maneira ininterrupta num programa de notícias. Entrevistou algumas das figuras políticas e culturais mais importantes da atualidade e já publicou diversas obras. Tem lutado pelos direitos de igualdade dos imigrantes nos Estados Unidos, já tendo até se envolvido numa polémica com Donald Trump devido às suas ideias para a política externa do país. Não tem medo, é livre dentro da sua liberdade de expressão, o que nos faz lembrar de Dom Quixote.

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

13602e03-bf63-4912-9dfb-37a447778661-2060x1236

Foto: Justin Sullivan/Getty Images

Na ótica do criador do Facebook, a grande prioridade é simples: levar a internet aos 4 mil milhões de pessoas que ainda não a usam. Como conseguir isso? Criar disponibilidade de serviços de internet, reduzir o preço dos serviços e, o mais importante, provar ao mundo a importância de estarmos ligados. Sonhador na sua realidade, tal como Dom Quixote, Zuckerberg vai continuar a investir em formas de levar a internet às zonas mais remotas do globo.

Papa Francisco, líder da Igreja Católica

papa

Foto: Andrew Medichini/AP Photo

Lidera uma revolução nos costumes e valores da Igreja Católica desde que assumiu a posição em 2013. É uma das personalidades mais apreciadas a nível mundial, não só pela sua postura, mas pela perseverança com que luta pelo o que acredita. Entre as suas lutas está a defesa da integração dos católicos divorciados, a tolerância para os homossexuais e o fim da pena de morte. O seu maior sonho: por fim à violência e à criminalidade.

Ricardo Araújo Pereira, comediante

RicardoAraujoPereira

Foto: semanacomunicacao.ulusofona.pt

Logicamente que o Ricardo não podia ficar fora desta lista. É uma inspiração para esta geração, uma voz que fazemos questão de ouvir cada opinião (por vezes até ridícula). Um autêntico apaixonado pela liberdade, no sentido literal da palavra. Foi uma das figuras que mais descontentamento mostrou (embora no seu tom humoristicamente irónico) com a questão da austeridade implementada pelo ex Primeiro Ministro Passos Coelho.

A sua rubrica Boca do Inferno na Visão é uma espécie de bíblia para os seus seguidores que, diga-se de passagem, são milhares. Quem lê o que escreve, ou mesmo quem o ouve, apercebe-se de que nele existe uma fúria de viver, legitimamente e dignamente. O Ricardo é um louco (no bom sentido), e o mundo precisa de mais loucos assim. Por isso mesmo é um Dom Quixote.

 Escrito por Ana Póvoa e Sara Bregieira