367819
Foto: publico.pt

Manuel Alegre distinguido com o Prémio Vida Literária

Manuel Alegre recebe no dia 25 de abril o Prémio Vida Literária 2015/2016, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores. A cerimónia realiza-se às 18h30 no salão nobre da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.

A Associação Portuguesa de Escritores (APE) divulgou o nome em março, referindo que a escolha foi “unânime“, tendo em conta “o longo percurso literário do autor“. Na cerimónia de entrega do prémio, no valor de 22.500 euros, estará presente o Presidente da República, que numa nota de felicitações referiu que “Manuel Alegre marcou, como poucos, a literatura e a política do seu tempo”.

Na mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa lembra Manuel Alegre como “poeta de resistência”, que continuou já em democracia a “publicar poemas que se mantêm fiéis a um diálogo intenso com a História”. O Presidente da República conclui a mensagem, recordando “uma vida cívica que foi sempre também uma vida poética”.

Ao longo de mais de 50 anos, Manuel Alegre foi distinguido por diversas vezes, com prémios nacionais e internacionais. No próximo dia 22 de maio, recebe o Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores.

Esta é a 13ª edição do Prémio Vida Literária, que já consagrou nomes como Miguel Torga, José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen,  Eugénio de Andrade, Urbano Tavares Rodrigues, Mário Cesariny de Vasconcelos, Maria Helena da Rocha Pereira, João Rui de Sousa, Maria Velho da Costa, entre outros.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.