salman rushdie twitter
Foto: Salman Rushdie no Twitter

Salman Rushdie vai estar no Festival Literário de Óbidos

O FOLIO (Festival Literário Internacional de Óbidos) confirmou a presença do escritor britânico Salman Rushdie, vencedor do Man Booker Prize na segunda edição do mesmo. Rushdie apresentará o seu mais recente trabalho Dois Anos, Oito Meses e Vinte e Oito Noites, que será publicado pela Leya.

Autor multi-premiado, publicou 12 romances até à data, bem como quatro livros de não-ficção. Os Filhos da Meia Noite (1981), a obra que consagrou Rushdie, valeu-lhe o Man Booker Prize no mesmo ano.

Salman Rushdie regressa a Portugal, quase 30 anos depois da publicação da sua mais polémica obra, Versículos Satânicos (1988), que lhe valeu o Whitbread Prize.

“Rushdie é mais um nome na nossa programação com que os leitores poderão privar de perto, num ambiente mágico”, afirma Humberto Marques, Presidente da Câmara de Óbidos, na página oficial do FOLIO.

Junta-se assim Rushdie a outros grandes nomes já divulgados:  Vidiadhar Surajprasad Naipaul, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2001;  o islandês Jón Kalman Stefánsson, autor da trilogia de The heart of man; o escritor mexicano Juan Pablo Villalobos, que publicou Festa no covil e a luso-angolana Djaimilia Pereira de Almeida, que publicou o livro de estreia Esse cabelo, no ano passado.

A edição deste ano do festival adota o tema Utopia, homenageando assim os 500 anos da publicação de Utopia, de Thomas More. O FOLIO organiza-se em cinco capítulos: FOLIA, FOLIO Autores, FOLIO Educa, FOLIO Ilustra e FOLIO Mais.

A edição decorrerá de 22 de setembro a 2 de outubro, em Óbidos. Podes consultar o programa aqui.

Mais Artigos
Simão Oliveira vence ‘The Voice Kids’ e representa Portugal na Eurovisão Júnior