Durante as próximas semanas, o Espalha-Factos vai guiar as tuas escolhas. Vamos vestir as camisas com flores, usar o nosso melhor chapéu de palha e fazer o aquecimento primaveril. Desde as presenças portuguesas aos novos artistas internacionais, apresentamos-te algumas das bandas do NOS Primavera Sound 2016. Hoje, começamos com as bandas nacionais.

Sensible Soccers

Os Sensible Soccers formaram-se em 2009. O primeiro EP surgiu dois anos depois, mas foi só em 2014, aquando do lançamento do primeiro longa-duração 8, que conseguiram aplausos generalizados da crítica.

A eletrónica instrumental cravada de sintetizadores pop influenciada pela música minimal repetitiva regressou este ano com Villa Soledade, que lhes tem garantido a presença em vários festivais de verão este ano. Mesmo vários: há Bons Sons, há LISB-ON e muito mais.

Os Sensible Soccers eletrizam o Porto no dia 9 de junho.

White Haus

João Vieira, dos X-Wife, apresenta-se a solo com o projeto White Haus. Tal como Rui Maia está para Mirror People, João Vieira está para White Haus.

Depois de dez anos a aventurar-se no rock eletrónico dos X-Wife, João Vieira ainda arranja tempo para ser aclamado no campo da eletrónica. Em 2013 aparece o primeiro EP, com o nome minimalista de white haus ep, onde toca, produz e escreve sozinho – dando uso às capacidades de graphic designer para fazer a capa também.

Este ano regressou com This is Heaven, que lança o repto para o novo álbum com data prevista para o final deste ano.

White Haus vai passear pelo Parque da Cidade no dia 10 de junho. Já leste a entrevista que deu ao Espalha-Factos?

Linda Martini

Os Linda Martini andam no negócio há mais de dez anos. Há uma década, estrearam-se com Olhos de Mongol, e no currículo contam já quatro álbuns. O último, Sirumba, lançado no mês de abril, deu-lhes entrada imediata no primeiro lugar do top de vendas nacional.

Olhos de MongolCasa OcupadaTurbo LentoSirumba e uma legião de fãs. Uma banda de culto na cultura portuguesa. Enchem coliseus, palcos, festivais e este ano rumam ao NOS Primavera Sound para apresentar um dos álbuns mais aguardados do ano.

Os Linda Martini vêm mostrar as regras do sirumba no dia 11 de junho.

Ao longo dos próximos meses podes acompanhar as nossas escolhas no Spotify. Criámos uma lista para ires aquecendo a voz e escolhendo o outfit perfeito. E claro que vai ser atualizada com os próximos aquecimentos para o Primavera.