Once Upon a Time

Once Upon a Time 5×17: uma viagem ao passado de Belle

As aventuras no Submundo continuam e esta semana tivemos direito a um foco exclusivo em Belle (Emilie de Ravin) e em todas as suas (in)decisões, na nova hora de Once Upon a Time. O novo episódio, intitulado Her Handsome Hero, estreou no canal ABC no dia 10 de abril. Em Portugal, a série Era Uma Vez é exibida no AXN White.

Na Floresta Encantada, há muitos anos, o pai de Belle explica-lhe que o reino está a ser invadido por ogres. Como tal, Belle deve casar com Gaston (Wes Brown), para que ambas as famílias se possam juntar e terem mais hipóteses de derrotar os inimigos. Sendo o espírito livre e independente que é, Belle mostra-se claramente relutante.

Todos conhecemos Gaston como sendo um garanhão mal-intencionado. Na primeira parte do episódio, ele é exatamente o contrário: simpático e atencioso, conquistando até alguns sorrisos por parte de Belle. Quando a dupla encontra um pequeno ogre – que aparenta estar nos seus anos de infância -, Gaston mostra-se pronto a matá-lo.Once Upon a Time

Belle, no entanto, tem outros planos. Amante de livros como todos sabemos que ela é, decide procurar respostas na sua biblioteca, mostrando até uma obra intitulada “Her Handsome Hero” a Gaston, que fala sobre perdão e heroísmo. Noutro livro, Belle descobre a existência de um espelho que revela as verdadeiras intenções de quem nele olha – portanto, se o ogre for mau, o espelho assim o dirá.

Belle regressa com o espelho, mas Gaston já tinha tomado medidas e atacado o ogre. Quando Belle se defende de uma das flechas de Gaston, o espelho revela a sua verdadeira natureza – ele é, de fato, um ser ruim. Ainda assim, sob pressão do pai e decidida a fazer o que é melhor para o reino, Belle aceita casar com Gaston. Agora que esta parte está despachada, apertem os cintos e regressemos ao Submundo.

Emma (Jennifer Morrison) decide tentar um feitiço para retirar os nomes das campas que Hades (Greg Germann) criou. Contudo, uma tempestade abate-se e nela surge um monstro que ataca Snow (Ginnifer Goodwin), matando-a. Mas descansem: era tudo um sonho.Once Upon a Time

O grupo junta-se a Regina (Lana Parilla), David (Josh Dallas) e Henry (Jared S. Gilmore) para tentar abrir o cofre de Hades e descer até ao seu covil. Quando encontram uma parede em branco, Emma tenta efetivamente realizar o dito feitiço nas campas e a mesma tempestade abate-se, soltando o monstro. Mas já lá vamos.

Enquanto isso, Regina encontra-se com Zelena (Rebecca Mader) e esta explica a sua história amorosa com Hades, admitindo que ela própria é a única fraqueza do vilão. Esta foi a primeira vez que Zelena e Regina agiram realmente como irmãs e foi simplesmente perfeito.

Do outro lado da cidade, Hades depara-se com uma flor a crescer e apercebe-se do seu pior pesadelo: desde que os heróis chegaram ao Submundo, a esperança regressou. Para além disso, por cada alma que resolve os seus assuntos pendentes e segue para o tal “lugar melhor”, Hades perde forças, estando então a ficar cada vez mais fraco.Once Upon a Time

Gaston está também no Submundo e Hades diz-lhe que Rumplestiltskin (Robert Carlyle) anda por cá. Hades propõe que Gaston se vingue do homem que o matou, dando-lhe flechas envenenadas com a água do Rio das Almas Perdidas para matar Rumple. O confronto dá-se, mas Rumple consegue escapar a tempo.

Ao encontrar o livro “Her Handsome Hero” no cacifo de Gaston, Belle percebe que ela própria representa o assunto pendente do seu ex-marido. Como se isso não bastasse, Hades vem ajudar à festa propondo-lhe um acordo: se Belle não se intrometer no confronto entre Rumple e Gaston, ele devolver-lhe-á o seu bebé ainda por nascer.

Claro que Belle não é mulher de ficar parada. Ela interrompe a luta entre os dois homens e convence Rumple a desistir. Gaston, no entanto, prepara-se para lançar nova flecha, mas Belle empurra-o com mais força do que pensava, atirando-o para dentro do Rio das Almas Perdidas. Afogada em remorsos e arrependimentos, Belle recebe uma notícia ainda pior: por ter quebrado o acordo com Hades, o contrato com o seu bebé está de volta em ação.

Once Upon a Time

E quanto aos restantes heróis? O monstro continua a persegui-los, mas Emma percebe o verdadeiro significado do seu sonho: não é seu dever ajudar Snow, mas sim o próprio monstro, que os heróis descobrem ser, nada mais nada menos, Ruby (Meghan Ory), a nossa querida Capuchinho Vermelho!

Vou ser sincero: muitos dos episódios nesta segunda metade da temporada de Once Upon a Time parecem não adiantar grande coisa à história. Os heróis têm de sair do Submundo e os criadores estão a fazer de tudo para que tal não aconteça, mas apenas pondo obstáculos efémeros, sem criar uma narrativa contínua e com o nível de interesse que outrora demonstrava. Ainda assim, sabendo que Ruby e Mulan (Jamie Chung) estarão de volta para o próximo episódio, o meu coração está literalmente aos pulos.

NOTA: 6/10

Mais Artigos
The Weeknd After Hours
The Weeknd reforça críticas aos Grammys e é apoiado por Elton John e Drake