E se a música pop fosse um episódio de Game of Thrones? Afinal os dragões estão para a Daenerys como os grammys estão para a Adele. E o nariz de Michael Jackson não nos remete imediatamente para o de Tyrion? E até que ponto não encontramos um pouco (só um pouco!) de Bieber no Jeoffrey?

Achamos que as semelhanças entre Game of Thrones e o mundo do pop existem e não resistimos a revelar-te algumas.

Adele – Daenerys Targaryen

É a rainha e senhora da música internacional, mas andou uns tempos desaparecida. Não se mistura com as confusões da plebe e vive no seu espaço próprio, mas quando é para se meter ao barulho, vem com tudo. Com os dragões da produção musical e um exército de milhões de fãs, saltou para o topo dos tops e toda a gente sabe que vai ser difícil tirá-la de lá.game of thrones

Katy Perry – Sansa Stark

Todos nos lembramos da música I Kissed a Girl (sim, sei que o refrão já vos surgiu na cabeça) e de uma Katy Perry de ar mais colegial e bonitinho. Os fãs de Game of Thrones também se recordarão com facilidade de uma Sansa insípida que nos fazia revirar os olhos nas primeiras temporadas. Mas tanto uma como outra amadureceram e mostram hoje em dia outra faceta – uma mais decidida. Chamemos à atitude desafiadora de Sansa perante o seu novo marido Ramsay a sua versão muito própria da música Dark Horse. game of thrones

Justin Bieber – Joffrey Baratheon

São opiniões, é certo. Mas também é impossível não antever neste caso um pouco de Joffrey Baratheon em Justin Bieber. Ambos jovens, ambos crescendo desde cedo com expectativas muito altas, até nas suas adolescências rebeldes se podem rever nas atitudes de um e outro. Se a dimensão se compara? Claro que não. Um foi acusado de graffitar um mural no Rio de Janeiro e outro é sádico a ponto de bater com prazer em mulheres. Mas, em todo o caso, as semelhanças estão por lá!
game of thrones

Madonna – Cersei Lannister

A ligação não deixa de ser óbvia. No mundo da música pop, ninguém pode negar a influência de Madonna nos artistas que a seguiram. E em Westeros, quem cruzar o caminho da rainha Cersei também se prepara para passar um mau bocado. Ambas estabeleceram um precedente real, por assim dizer! Apesar de surgirem novas caras que lhes tentam tomar o lugar, nenhuma das duas rainhas considera sequer sair de cena – muito pelo contrário. Tão cedo não deixaremos de ouvir falar de Madonna nem de Cersei!game of thrones

Taylor Swift – Margaery Tyrell

Quando Margaery apareceu em Game of Thrones, nada fazia prever que se fosse transformar numa das personagens femininas mais fortes da série. O mesmo aconteceu com Taylor Swift no mundo da música pop.

Taylor entrou pelo country e foi-se destacando aí da mesma forma que Margaery: com um toque aqui e ali, começou a tomar contar de alguns sub plots de GoT. Hoje em dia a cantora que antes nos presenteava apenas com músicas de amor melosas, rebenta com os tops de música pop com temas mais provocantes, e Margary não tem medo de fazer frente nem a Cersei.

Ambas se destacam pela astúcia com que atingem os seus objetivos e pela forma sublime com que vão fazendo o que querem sem perder totalmente a imagem de menina querida. Fazem-se circundar das pessoas certas e usam esta mesma influência para chegarem onde pretendem.

Margaery, quando Littlefinger lhe perguntou se queria ser rainha, respondeu-lhe: “No. I want to be THE Queen”. Sejamos sinceros… Esta não é uma frase que veríamos sem qualquer tipo de dificuldades a sair da boca de Taylor Swift?game of thrones

Michael Jackson – Tyrion Lannister

Michael era o mais novo prodígio dos Jackson Five e Tyrion o mais novo dos Lannister. Ambos seguiram “carreiras” a solo com o objetivo de se destacarem e separarem da família e ambos são adorados pelo público de forma quase universal.

As coincidências estendem-se até em pormenores físicos. Sim, a altura é efetivamente uma diferença que não podemos deixar de considerar, mas tanto Michael como Tyrion tiveram algumas peripécias com o seu nariz. Quem sabe se o anão favorito do público não teria sido uma excelente adição a um dos videoclipes do Rei do Pop.game of thrones

Rihanna – Jon Snow

Se vos falarmos em Rihanna e Jon Snow, provavelmente não vão ver nenhuma semelhança. A cantora é conhecida por atitudes ousadas, provocativas e exageradas, o que a faz ser adorada por milhões de pessoas. O jovem, membro da Patrulha da Noite, tentou ser um bom exemplo para o rapaz que lhe matou a namorada e acabou por levar tantas facadas que me fez lembrar aqueles tempos de escola em que, no teu dia de anos, apanhavas tantos cachaços quanto os anos que fazias.

Ainda assim, as semelhanças estão lá. Falo do ambiente de mistério que envolve (ou pelo menos envolvia) as duas famosas personalidades. Rihanna, entre músicas aleatórias e projetos fora dessa área artística, enrolou durante anos a chegada de um novo álbum. A legião de fãs que conquistou já não sabia o que esperar nem se o que o futuro os aguardava seria algo de bom. Jon Snow fez o mesmo na medida em que, após se tornar adorado por praticamente todos os fãs de Game of Thrones, deixou tudo e todos na dúvida durante quase um ano: morreu ou não morreu? Será que, no fim de tanta espera, os fãs vão poder celebrar quando souberem o que realmente vai acontecer?

Talvez seguir este paralelismo não seja má ideia. Ora vejamos, a Rihanna acabou por regressar finalmente com um novo álbum e um novo single de sucesso. Será que o Lord Commander Snow vai fazer um regresso em grande no dia 24 de abril para a também felicidade de um enorme grupo de admiradores? Agora é apenas uma questão de esperarmos… também assim damos tempo aos fãs de Rihanna para decorarem a letra de ‘Work’.game of thrones

Lê mais: Game of Thrones já tem data de regresso

Adam Levine – Tywin Lannister

Tywin manteve-se no controlo do verdadeiro poder em Westeros até uma idade avançada e Adam continua também a dar cartas no universo do pop. Com êxitos massivos enquanto vocalista dos Maroon 5 e aparições enquanto jurado da versão norte-americana do prorama The Voice. A cada passo de um e outro, os mundos em que se movem não ficam decerto indiferentes: se Tywin comandava exércitos com uma palavra, Adam lidera um clube de fãs que poderia certamente invadir uma cidade.

game of thrones

Seal – The Hound

Por razões óbvias, mas também porque no fundo ambos são sentimentais. A cicatriz física esconde uma cicatriz emocional muito profunda. Ambos sofreram perdas na sua vida. Além disso ambos têm nomes de animais. How cool is that?game of thrones

Miley Cyrus – Arya Stark

Começa por ser uma criança inocente e inofensiva (Hannah Montana), que nem pegar numa espada sabe e recorre sobretudo ao querido papá para as adversidades da vida (Arya). Anos depois, segue o seu próprio caminho (com mais roupa que Miley e não tanta polémica) e torna-se numa rapariga badass que não pode ser domada, não olhando a meios para atingir os fins. Hoje, Meryn Trant; amanhã, Nicki Minaj.

game of thrones

Lê mais: Game of Thrones: vê as novas fotos da 6ª temporada

Lady Gaga – Lord Varys

As semelhanças não parecem óbvias à primeira vista? Pensem bem: o extravagante Varys e a camaleónica Lady Gaga saem sempre incólumes por pensarem fora da caixa, de forma constantemente original. Ambos empenhados em causas nobres (seja a pobreza ou o preconceito), as suas aparências podem enganar à primeira. E embora possamos pensar “que esquisitos”, a verdade é que a diferença e a excentricidade fazem parte do seu charme, e não gostaríamos tanto deles se assim não fossem. Podemos ter começado por não entender as suas essências, mas concluímos que é impossível não sentir um certo tipo de afecto para com Lord Varys e Lady Gaga.

game of thrones

John Lennon – Robb Stark

Menino bonito vindo da mais famosa família de todas. Grandes esperanças postas em si, até que se apaixona por uma mulher que fratura a sua legião de seguidores. No fim, um deles atraiçoa-o e assassina-o a sangue frio. Uma história tão genérica, mas que assenta tão bem a estas personagens. Parece que nunca vamos saber como seria um mundo onde Robb e Lennon ficassem até ao fim da história.

game of thrones

 

Artigo escrito por Beatriz Rainha, Helena Santos, João Pedro Peixoto, Luís Pereira, Miguel Pais, Pedro Miguel Coelho e Telmo Romeu.