A edição portuguesa da G Floy Studio do Volume 1 de Southern Bastards – Aqui Jaz um Homem chegou às bancas o mês passado. De Jason Aarron e Jason Latour, argumentista e desenhador de Wolverine respetivamente, a série criminal, nomeada para vários Eisners e vencedora de um Harvey para Melhor Nova Série, mergulha no Sul dos Estados Unidos, misturando ficção e as memórias dos autores.

A G Floy Studio continua a apostar na publicação de séries de banda desenhada norte americanas, direcionadas para o grande público.  Southern Bastards conta como uma simples alternação com alguns habitantes locais é capaz de alterar o plano de Earl Tubb, que regressara a Craw County, uma pequena cidade do Alabama, apenas para esvaziar a casa do seu velho tio Buhl e, de repente, está furioso. Confrontando-se com Euless Boss, o treinador de futebol da equipa local e inimigo de sempre do seu falecido pai, Earl vê a sua estadia transformada numa descida ao inferno.

Southern Bastards 1 PT_Capa_frente_small

Segundo a Publishers Weekly, há algo de mais profundo na história “que transcende a imagem normal do redneck psicótico” e que se apoia na “arte elegante e parcimoniosa de Latour”. Por outro lado, a crítica é unânime quanto à caracterização pura e ao desenvolvimento dos personagens e a Adventures in Poor Taste (AiPT!) afirma que, por isso, “é uma série muito imprevisível”.

No cronograma provisório da G Floy Studio, prevê-se o lançamento do Volume 2 de Southern Bastards – Sangue e Suor para junho deste ano. Os títulos editados pela editora dinamarquesa encontram-se disponíveis na Fnac.