É a comemorar o 20.º ano de festival, que a PédeXumbo revelou os primeiros nomes que estarão presentes no Andanças 2016. Vindas da Bélgica, França, Itália, Espanha, Rússia e Portugal, estão confirmadas as primeiras bandas sonoras dos bailes do festival.
O mote deste ano é o Desafio e a contagem decrescente até à instalação do festival na Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, já começou com o anúncio dos primeiros de 950 artistas que estarão no festival. As bandas anunciadas pertencem ao folk europeu.
Naragonia, formada no festival, voltará
Da Bélgica virão Naragonia, o dueto fundado em 2003 a propósito do festival Andanças. Entre o acordeão, o violino, o saxofone ou o clarinete, Pascale Rubens e Toon Van Mierlo partilham muitas vezes o palco com Luc Pilartz e Maarten Decombel. Dave The Watchmané é uma das faixas que exemplifica o seu baile folk. Dentro das mesmas sonoridades e vindos do mesmo país, o quarteto Hot Griselda junta-se à programação. The Empress’ new clothes demonstra um baile que Stijn Van Beek, Toon Van Mierlo, Jeroen Geerinck e Kaspar Laval vão poder fazer no Andanças. Broes Quintet juntam-se aos belgas já anunciados.

De França vêm os Zlabya, os Ormuz, composto por cinco membros e o dueto Peut-être Jeanne. O grupo jovem Terminal Traguetti de Itália também já faz parte da programação. De mais longe está confirmada a banda Dobranotch constituída por músicos de diferentes partes da Rússia. Korrontzi vêm de Espanha, mais propriamente do País Basco, para trazerem até ao Alentejo sons tipicamente bascos com uma roupagem contemporânea. Também do país ao lado vêm os Martina Quiere Bailar. O sexteto formado em 2010 inscreve-se no baile folk e está habituado a atuar em grandes salões de baile.
De Portugal: Parapente700 e Toques do Caramulo
Parapente700 e Toques do Caramulo são até ao momento as bandas portuguesas confirmadas. No primeiro grupo podem ser ouvidas a concertina e voz de Eva Parmenter e o violino de Denys Stetsenko. O segundo grupo composto por Luís Fernandes (voz, braguesa, acordeão, flauta), Pedro Martins (violino, bandolim), Alex Duarte (guitarra), Miguel Cardoso (contrabaixo) e Gonçalo Garcia (bateria) já conta com 15 anos de atividade e propõe-se a fazer um baile para todas as idades.

O Andanças 2016 irá decorrer entre 1 e 7 de agosto e os bilhetes já se encontram à venda, aqui. O Espalha-Factos é parceiro media deste festival.