O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
53f4255b-7252-4466-9833-cbe6680d44f9
Foto: Divulgação

Andanças 2016 já anunciou os primeiros nomes

É a comemorar o 20.º ano de festival, que a PédeXumbo revelou os primeiros nomes que estarão presentes no Andanças 2016. Vindas da Bélgica, França, Itália, Espanha, Rússia e Portugal, estão confirmadas as primeiras bandas sonoras dos bailes do festival. 

O mote deste ano é o Desafio e a contagem decrescente até à instalação do festival na Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, já começou com o anúncio dos primeiros de 950 artistas que estarão no festival. As bandas anunciadas pertencem ao folk europeu.

Naragonia, formada no festival, voltará

Da Bélgica virão Naragonia, o dueto fundado em 2003 a propósito do festival Andanças. Entre o acordeão, o violino, o saxofone ou o clarinete, Pascale RubensToon Van Mierlo partilham muitas vezes o palco com Luc PilartzMaarten Decombel. Dave The Watchmané é uma das faixas que exemplifica o seu baile folk. Dentro das mesmas sonoridades e vindos do mesmo país, o quarteto Hot Griselda junta-se à programação. The Empress’ new clothes demonstra um baile que Stijn Van BeekToon Van MierloJeroen Geerinck e Kaspar Laval vão poder fazer no AndançasBroes Quintet juntam-se aos belgas já anunciados.

b44b6cdc-7e17-4c78-88d9-9757f714d997
De dia há várias aulas que ajudarão os ‘andantes’ nos bailes da noite. Foto: Divulgação

De França vêm os Zlabya, os Ormuz, composto por cinco membros e o dueto Peut-être Jeanne. O grupo jovem Terminal Traguetti de Itália também já faz parte da programação. De mais longe está confirmada a banda Dobranotch constituída por músicos de diferentes partes da Rússia. Korrontzi vêm de Espanha, mais propriamente do País Basco, para trazerem até ao Alentejo sons tipicamente bascos com uma roupagem contemporânea. Também do país ao lado vêm os Martina Quiere Bailar. O sexteto formado em 2010 inscreve-se no baile folk e está habituado a atuar em grandes salões de baile.

De Portugal: Parapente700 e Toques do Caramulo

Parapente700 e Toques do Caramulo são até ao momento as bandas portuguesas confirmadas. No primeiro grupo podem ser ouvidas a concertina e voz de Eva Parmenter e o violino de Denys Stetsenko. O segundo grupo composto por Luís Fernandes (voz, braguesa, acordeão, flauta)Pedro Martins (violino, bandolim)Alex Duarte (guitarra), Miguel Cardoso (contrabaixo) e Gonçalo Garcia (bateria) já conta com 15 anos de atividade e propõe-se a fazer um baile para todas as idades.

047c0322-fa5c-42c5-acab-e144f6388302
Muitas das bandas anunciadas irão protagonizar bailes noturnos. Foto: Divulgação

O Andanças 2016 irá decorrer entre 1 e 7 de agosto e os bilhetes já se encontram à venda, aqui. O Espalha-Factos é parceiro media deste festival.