Clueless-012

5 filmes emblemáticos sobre o “high school” americano

Já todos passamos pelos anos de liceu. Para uns um terror, para outros o pico da sua vida social… Para homenagear estes 3 anos de loucura do fim da nossa adolescência trazemos 5 filmes norte-americanos sobre o “high school“, um tema muito popular nos anos 90 e que nos trouxe os melhores filmes cult de uma vaga de white trash.

Muitos destes filmes tornaram-se já em objecto cult para determinadas gerações, principalmente a dos anos 90 que cresceu a vê-los. Por mais patéticos que muitos sejam, como a infame plasticidade das personagens de Clueless, a verdade é que todos eles se tornaram relevantes no panorama cinematográfico, não a nível técnico ou de grande inovação, mas ao nível da cultura de massas e influência na cultura pop ao criar o mito do “high school” norte-americano, protagonizado por um quarterback, uma cheerleader e a totó que um dia se senta na mesa dos “fixes”.

The Breakfast Club (1985)the-breakfast-club-cast

Realizado por John Hughes, este filme dos anos 80 é um dos que dá o pontapé de saída a esta temática que ficou tão conhecida uns anos mais tarde. Esta é a história de cinco adolescentes – que acabam por representar as diferentes personagens tipo do liceu norte-americano – que são confinados no colégio num sábado devido a vários delitos que cometeram. A tarefa que têm pela frente é a de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos.

Dazed and Confused (1993)dazed11

Realizado pelo aclamado Richard Linklater e protagonizado por Matthew McConaughey, este filme passa-se em 1976. Estamos no final do ano lectivo e há uma loucura total num colégio do Texas. Na ânsia de extravasar ao máximo a juventude irresponsável, futuros caloiros e sádicos veteranos organizam festas, brigam, fazem sexo, consomem drogas e muito bebida sem parar, como se não houvesse amanhã, criando memórias inesquecíveis das quais nenhum deles conseguirá sequer lembrar.

Clueless (1995)clueless

Um dos mais influentes filmes da vaga white trash dos anos 90, Clueless conta-nos a história de Cher, filha de um advogado muito rico. Cher passa o seu tempo envolvida em conversas fúteis e nas compras com amigas totalmente alienadas como ela. Mas a chegada do enteado do seu pai, Josh, muda tudo. Ele é o primeiro a quebrar a visão simplista e plástica que Cher tem do mundo, e revela-se também numa paixão da protagonista.

Mean Girls (2003)05-mean-girls-christmas.w750.h560.2x

Escrito por Tina Fey, Meangirls conta-nos a história de Cady Heron (Lindsay Lohan), uma rapariga que cresceu em África e sempre estudou em casa. Após regressar aos Estados Unidos com os seus pais, Cady matricula-se pela primeira vez numa escola pública e prepara-se para iniciar a sua vida de estudante. A personagem principal é a típica aluna recém chegada à nova escola que acaba por se integrar no grupo de raparigas populares (e muito pouco simpáticas), sem nunca realmente pertencer a este. Acresce ainda a típica paixoneta pelo rapaz mais giro da escola que, claro, será o futuro ex-namorado da líder do grupo.

 

Easy A (2010)easy-a-174

Protagonizado por Emma Stone e já fora do seu tempo, Easy A é uma comédia que nos conta a história de Olive, uma jovem que era aquele tipo de estudante cuja presença não era notada por ninguém, ofuscada pela sua melhor amiga Rhiannon. Esta é uma história sobre boatos e a força dos mesmos, sobre a popularidade e a hierarquia dentro das escolas secundárias.

Mais Artigos
Marta Temido
Marta Temido dá ‘Grande Entrevista’ na RTP3 em pico da pandemia