A Apple lançou no início da semana passada o iOS 9.3, a versão mais recente do sistema operativo instalado no iPhone e no iPad, mas em vez de satisfeitos, os consumidores têm ficado irritados com a marca da maçã.
Depois de alguns utilizadores de aparelhos como o iPhone 5S ou o iPad Air terem ficado sem poder aceder ao telefone por causa de um bug relacionado com a introdução dos dados da conta Apple ID, as atenções estão agora viradas sobretudo para os iPhones 6 e 6S.
São cada vez mais os utilizadores que se queixam que, depois de terem feito a atualização para o iOS 9.3, deixaram de conseguir abrir links, quer no Safari quer no Chrome, independentemente de estarem ligados por Wi-Fi ou por dados móveis. No pior dos cenários, os browsers podem encerrar de forma inesperada ou o aparelho bloquear por alguns instantes e nem o fecho forçado das aplicações ou reiniciar o telefone resolve o problema.
Sem avançar datas, a Apple confirmou estar já a trabalhar numa atualização para acabar com este problema. Segundo o site MacRumors, houve quem conseguisse acabar com este bug desativando o javascript nas definições avançadas do Safari.
Esta não é a primeira vez que a Apple mete os pés pelas mãos em matéria de atualizações dos seus sistemas operativos. Em 2013, o lançamento do iOS 7 foi uma dor de cabeça para os utilizadores do iPhone 4. Uma vez atualizados, os aparelhos tornaram-se bem mais lentos e só mesmo com alguns conselhos espalhados pela internet e um par de atualizações o cenário voltou a ser animador.
No OSX a situação não tem sido melhor. A versão 10.10 Yosemite, lançada em 2014, por exemplo, ficou conhecida como uma das mais instáveis na história do sistema para os Macs, muito por causa dos bugs relacionados com o Wi-fi e com a rapidez do sistema.