Once Upon a Time

Once Upon a Time 5×15: uma reunião entre irmãos

Não é surpresa nenhuma que esta temporada de Once Upon a Time tem sido completamente dedicada a Hook (Colin O’Donoghue) e esta semana tivemos oportunidade de conhecer um novo membro da família. O novo episódio, intitulado The Brothers Jones, estreou no canal ABC no dia 27 de março. Em Portugal, Era Uma Vez é exibida no AXN White.

Cruella (Victoria Smurfit) e Henry (Jared S. Gilmore) continuam em busca da pena do autor e o rapaz acaba por encontrar o Aprendiz (Timothy Webber). Qual o seu assunto pendente? O próprio Henry. O Aprendiz, após alguma hesitação, diz-lhe que o objeto está escondido na Casa do Feiticeiro – a chave para a casa, no entanto, está guardada na estação da polícia.

Emma (Jennifer Morrison) cura Hook, mas ambos são interrompidos pelo irmão do pirata: Liam (Bernard Curry). Aparentemente, o recém-chegado parece não ter assuntos pendentes, mas explica que Hades “viciou o jogo” do Submundo e é então necessário um certo livro para o derrotar. Exato, o livro das histórias.Once Upon a Time

A equipa une-se e a primeira jogada é feita por Snow (Ginnifer Goodwin) e David (Josh Dallas), que visitam a estação da polícia. Após obterem a chave, a cena é interrompida por Cruella, que confunde David com James – dado o fato de serem irmãos gémeos – e começa a ter uma sessão de beijos e champanhe extremamente constrangedora com ela.

David revela a verdade e Cruella explica que James tem um trauma por não ter sido o filho escolhido quando ambos eram ainda crianças. Esta história é tudo menos interessante, mas ao menos temos hipótese de ter Victoria Smurfit no elenco, o que tem sido das poucas coisas boas desta metade da temporada.Once Upon a Time

Voltemos um pouco atrás. Na Floresta Encantada, há muitos anos, encontramos uma versão jovem dos irmãos Jones a trabalhar no navio de um certo Capitão Silver – ou Prata, como quiserem. O irmão mais velho, Liam, tem o sonho de também se tornar capitão um dia. E quem é que decide aparecer para ajudar à festa? Hades (Greg Gurmann), claro!

A proposta é simples: Liam tem de afundar o navio, oferecendo inúmeras almas de piratas inocentes a Hades, em troca de uma pedra preciosa que lhe garantirá a posição de capitão. E assim é: Liam começa uma revolução, o navio vai ao fundo no meio de uma tempestade, ele e Hook sobrevivem e são nomeados capitães ao chegarem a terra e apresentarem a jóia aos governadores. Enfim, tem de haver uma explicação, certo?Once Upon a Time

De regresso ao Submundo e já em posse da chave, o grupo dirige-se finalmente à Casa do Feiticeiro. Liam sabe que Hades não quer que certas páginas do livro sejam encontradas. Com medo que a verdade acerca do seu passado seja revelado, Liam é o primeiro a encontrar o livro e decide arrancar as páginas acerca de Hades, deitando-as num poço. Do outro lado da casa, também Henry encontra a pena que procurava.

Claro que o feitiço se vira contra o feiticeiro: o Capitão Silver, acompanhado pelas almas dos restantes piratas, aparece e revela toda a verdade a Hook, levando os irmãos para o local onde as almas são despejadas para o fogo. Mas isto é uma honra que deve estar reservada a Hades, portanto claro que o vilão aparece para a festa.Once Upon a Time

Hades é também a favor de mandar os irmãos Jones para o fogo, mas Liam, tendo o seu primeiro momento nobre da noite, protege Hook e sacrifica-se. Como os seus assuntos pendentes diziam respeito, de fato, ao irmão, Liam escapa ao fogo de inferno e tem então possibilidade de seguir para o tal “lugar melhor”. A indefinição deste lugar incomoda-me quase tanto quanto a má qualidade dos efeitos especiais usados na série.

Toda a gente parece estar feliz e satisfeita, mas há um assunto por resolver: as páginas do livro acerca de Hades. O vilão acaba por se apoderar delas e é-nos revelado que a sua história, a certa altura, se cruzou com a de Zelena. Podemos então esperar o regresso de Rebecca Mader nos próximos episódios e talvez… uma história de amor entre vilões?

Numa temporada em que todos os caminhos parecem chegar a Hook, já estou por tudo. Acreditem, ele é o pirata favorito de toda a gente, mas com um elenco e personagens tão boas por explorar, acho que está na altura de seguir novos caminhos.

NOTA: 7/10

Mais Artigos
Golpe de Sorte
Atores de ‘Golpe de Sorte’ apresentam ‘Estamos em Casa’