notícias

As melhores apps para leres notícias

Tanto a Google Play, do Android, como a App Store, disponível para todos os utilizadores da Apple, possuem centenas de milhares de aplicações para tudo e mais alguma coisa, pois já dizia Steve Jobs, o falecido CEO da Apple: “What’s the problem? There’s an app for that”. Pois bem: visto que a maioria da equipa do Espalha-Factos não sobrevive sem o seu smartphone sempre no bolso para qualquer eventualidade, resolvemos trazer-te dicas de aplicações escolhidas por nós!

O mundo está em constante movimento e, na era da informação, às vezes não é fácil filtrar o que realmente nos é importante do ruído criados por artigos sensacionalistas. Por isso, esta semana, o Espalha-Factos continua as recomendações que já fizemos em casos como a Sapo Jornais ou Pocket e dá-te a conhecer algumas das melhores aplicações para consultares fontes de informação noticiosas.

  • Feedly

Antigamente geríamos as nossas fontes de informação pelas feeds de RSS, agora existem aplicações como o Feedly que tentam modernizar esse conceito.

Fazendo-se valer dessas mesmas feeds, a aplicação utiliza a sua dinâmica interface para facilitar a escolha das fontes que desejamos, divididas por temas que vão desde a atualidade até negócios ou cozinha, permitindo igualmente que adicionemos as nossas prediletas.

A interface é também importante na leitura dos artigos, sendo apresentado apenas texto e imagens sem termos que lidar com os layouts de certos sites, por vezes demasiado obtusos e que prejudicam a experiência.

Como não poderia deixar de faltar, marca também presença a opção de partilhar os nossos artigos favoritos nas redes sociais.

notícias
Feedly

Download: iOS | Android

  • Google News & Weather | Google Play Newsstand

A Google é a gigante dos motores de pesquisa que diariamente nos encontra aquilo que procuramos, por isso é natural que tenham as suas próprias aplicações dedicadas a agregar as notícias mais importantes da atualidade.

Com mais de 65 mil fontes, temas que vão desde a atualidade a desporto e até com o bónus de nos informar sobre a meteorologia, Google News & Weather apresenta notícias das mais variadas fontes jornalísticas.

Já a Google Play Newsstand apresenta uma opção semelhante à app Flipboard com o acesso a artigos de jornais e revistas pelo mundo fora, numa interface que combina imagens com texto e a possibilidade de guardar artigos para ler em modo offline.

notícias
Google News & Weather | Google Play Newsstand

Download Google News & Weather: iOSAndroid

Download Google Play Newsstand: iOSAndroid

  • AP Mobile | Reuters

Duas das mais respeitadas fontes noticiosas do mundo têm aplicações dedicadas a apresentar o seu conteúdo para dispositivos móveis.

Tanto a associação de imprensa norte-americana Associated Press quanto a multi-nacional Reuters apresentam uma interface similar, com uma secção principal para as notícias de topo do dia e várias outras categorias para consultar o que mais está a acontecer no mundo.

Com a possibilidade de ler os artigos posteriormente em modo offline, estas aplicações são ideais para quem tem como referência qualquer uma destas entidades jornalísticas e quer ter sempre consigo acesso à sua informação sem ter que aceder ao site.

notícias
AP Mobile | Reuters

Download AP Mobile: iOS | Android

Download Reuters: iOS | Android

  • Sapo 24

Terminamos com uma aplicação portuguesa que faz par com a Sapo Jornais, mas com um conceito ligeiramente diferente.

Enquanto a Sapo Jornais se foca primordialmente em mostrar as capas de revistas e jornais, permitindo aceder a algumas fontes noticiosas, a Sapo 24 procura agregar num único lugar toda a informação mais importante dos media portugueses e de algumas fontes internacionais para que tenhamos, num único lugar, todos os destaques do dia.

notícias
Sapo 24

Download: iOS | Android

Não podemos, contudo, deixar de mencionar uma das mais conhecidas aplicações para ler notícias, a Flipboard, que já foi devidamente recomendada numa das primeiras edições do Apps EFianas.

Mais Artigos
Os Simpsons
Vêm aí mais aventuras de ‘Os Simpsons’. Série é renovada para mais duas temporadas