Cem Soldos, em Tomar, receberá nos dias 9 e 10 de abril o Por Estas Bandas, festival que visa a promoção e valorização da produção musical independente. Conferências e muita música marcarão assim o fim-de-semana naquela que é cada vez mais apelidada de Aldeia Cultura. 

O cartaz musical será dividido em duas regiões: Médio Tejo e Barcelos. No palco Tejo, poder-se-á ouvir o Rock n’ Roll e Blues dos Dog’s Bollocks, o rock alternativo dos The Real Beavers e o pós-rock dos LODO. No palco Barcelos, serão os Ratere, com o seu punk energético, os Duquesa, no seu estilo pop, e o dj-set de Lovers & Lollypops Sound System que vão trazer o sotaque nortenho até Cem Soldos.

As conferências serão, também, uma das apostas do festival que contará com diferentes painéis e temáticas. Entre elas, Comunicação e Imagem com Hélio Morais dos Linda Martini; Estratégias para evoluir projetos musicais com o locutor de rádio Nuno Calado da Antena 3; e Territórios e Festivais, com a participação João Carvalho, da organização do festival Paredes de Coura.

Para os interessados em participar no festival o mesmo terá o custo de 3 euros e contará ainda com exposições, showcases e a habitual boa-disposição e amabilidade local.