A luta pelo pódio da estação de rádio mais ouvida em Portugal nunca esteve tão renhida. Se no passado mês de dezembro, Rádio Comercial e RFM estavam separadas por duas décimas, em fevereiro a diferença encurtou para apenas uma décima, isto segundo os dados medidos pelo Bareme Rádio da Marktest.

Com 16% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV), a estação liderada por Pedro Ribeiro continua no topo das preferências dos ouvintes portugueses. No entanto, a estratégia da RFM ao nível da programação musical está a trazer motivos para sorrir na Rua Ivens: 15,9% de AAV faz com que a distância para a concorrente direta seja de apenas uma décima, para além de ser um dos resultados mais altos alcançados pela rádio das grandes músicas.

Mas se no caso da Audiência Acumulada de Véspera é a Comercial quem vai na frente do pelotão, nos dois outros parâmetros medidos pelo Bareme Rádio, o cenário é outro. A RFM tem não só um Reach Semanal superior (33,6% vs. 31,8%), como também um Share de Audiência mais alto (24,6% vs. 22,9%).

A Renascença continua a ser a terceira rádio mais ouvida em Portugal. Com 5,9 pontos de Audiência Acumulada de Véspera, está agora mais distante da concorrente direta, a M80. Esta última perdeu uma décima face à vaga de dezembro e está agora com 4,1%. Pelo meio, a Antena 1 continua a subir nas audiências de vaga para vaga estando agora com 5,6 pontos.

No terreno das rádios jovens, Mega Hits, e Antena 3 não jogam no mesmo target, mas têm em comum o facto de terem caído nas audiências entre dezembro de 2015 e fevereiro deste ano. A estação jovem da r/com caiu para 2,4% de AAV depois de ter chegado aos 2,7% em dezembro. Já a rádio pública reformulou a programação no final do ano passado, mas continua a não ganhar mais ouvintes. De 1,9% em dezembro caiu para 1,8% de AAV na vaga de fevereiro. Já a Cidade mantém-se nos 2,8 pontos de AAV.

r/com continua a liderar o mercado

Ao nível da liderança por grupos de comunicação, a r/com, grupo do qual fazem parte as estações RFM, Renascença, Mega Hits e Rádio Sim está à frente com 24,3% de Audiência Acumulada de Véspera, 48,5% de Reach Semanal e 37,5% de Share de Audiência.

A Media Capital Rádios, grupo que engloba a Rádio Comercial, M80, Cidade, Smoot FM e Vodafone FM, surge em segundo lugar com 22% de AAV, 42,7% de Reach Semanal e 33,4% de Share de Audiência. O Grupo RTP (Antenas 1, 2 e 3) fecha o pódio com 7,7% de AAV, 17,2% de Reach Semanal e 9,4% de Share de Audiência.