Os atentados desta terça-feira em Bruxelas, na Bélgica, geraram um aumento de procura em todos os canais informativos.
A SIC Notícias foi a estação que mais cresceu, alcançando 3,4% de quota de mercado no total dia. Vários programas da estação alcançaram os melhores resultados do ano, com destaque para o Especial Informação (11h50), transmitido em simultâneo com a SIC, que gerou 1,1% de audiência média e 4,8% de share ou ainda para o Jornal da Meia-Noite, com 1% de audiência média e 4,6% de share. O Jornal de Síntese (01h00) também registou o melhor score da temporada, com 0,7% de audiência média e 6,8% de share.
A crescer, mas não tanto, esteve também a TVI24, que marcou 2,5% de share diário. O canal informativo da TVI saiu reforçado pela transmissão do apuramento para o Campeonato do Mundo de Futsal. A partida entre entre a Sérvia e Portugal registou 2% de audiência média e 4,5% de share, liderando entre os Canais Cabo no seu horário. Todos os serviços informativos aumentaram também a sua audiência.
A RTP3, embora tenha estado melhor do que é habitual, não foi além de 1% de quota de mercado. No canal público, o bloco Notícias 3 às 17 registou o melhor share do ano com 0,4% de audiência média e 1,9% de share.
SIC prejudicada com alterações de programação
Entre os canais generalistas, a SIC foi a que mais perdeu audiência para os Canais Cabo, não indo além dos 16,8% de quota de mercado. O canal agora liderado por Francisco Pedro Balsemão passou alguns momentos da manhã atrás da RTP2 e da SIC Notícias, com A Vida nas Cartas a não ir além dos 0,6% de audiência média e 5,6% de share.
O talk-show Queridas Manhãs, numa emissão mais curta que o habitual, alcançou também o pior resultado do ano, com 1,3% de audiência média e 8,4% de share. Não com resultados tão graves, mas também abaixo da média anual estiveram o Primeiro Jornal (5,1 / 19,7%), Dancin’ Days (R) (3% / 14,9%), Grande Tarde (2,4% / 11%) e I Love Paraisópolis, que registou o pior share do ano com 5,2% de audiência média e 13,2% de share.
A TVI manteve a liderança com 23,4% de share diário e viu ainda A Única Mulher (16,7% de audiência média e 31,8% de share) a bater Coração d’Ouro (14,6% / 27,7%) pela maior distância registada esta semana.
Santa Bárbara alcançou o melhor resultado do ano, com 11,9% de audiência média e 32,7% de share. A concorrência estava bem longe no retrovisor: Poderosas (SIC) ficou mais de 10 pontos percentuais atrás, com apenas 8,2% de audiência média e 22,2% de share e o humorístico Nelo e Idália (RTP1) registou o pior resultado do ano, com 1,7% de audiência média e 4,7% de share.
Os dados de audiência (Live+VOSDAL) são da responsabilidade da GfK/CAEM.