São diversos os palcos que se preparam para receber espetáculos especiais e comemorativos pelo Dia do Pai. O Espalha-Factos não podia deixar de assinalar a data e, por isso, reuniu alguns dos eventos de teatro que podem ser assistidos por pais e filhos.

Um Papá à Medida

large

Imagem: calameo.com

Em Viana do Castelo também se celebra o Dia do Pai, e a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo vai receber a dramatização e encenação da história Um Papá à Medida de David Calli e Laura Cantone. Uma história destinada a crianças até aos 12 anos mas que também fará as delícias dos pais.

Com sessões às 10h30 e às 15h, este evento, de entrada livre, conta ainda com atividades paralelas em comemoração pelo Dia do Pai.

Antologia

jordi_1024.-1455530300

Foto: viva-agenda.com

Também em Espinho existe uma peça de teatro especialmente pensada para o Dia do Pai. Antologia é a peça levada ao palco do Centro Multimeios de Espinho por Jordi Bertran, reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas em manipulação de marionetas. Este é um espetáculo estruturado sobre a forma de cabaret, em cenas acontecem numa cadência estudada onde a sensibilidade, inteligência e humor de Jordi Bertran se revelam em cada personagem.

Os bilhetes têm o preço de 2 euros para crianças dos 6 aos 11 anos, e 3 euros para maiores de 12 anos.

Médico à Força

TEATRO3

Foto: magazineserrano.pt

No Cineteatro São Luís, em Pinhel, na Guarda,  propõe-se assistir à divertida peça Médico à Força, apresentada pelo Ultimacto.

Partindo de um texto de Molière, esta é uma hilariante comédia de equívocos, onde se pode ver como uma “pequena” tareia que o marido dá à mulher, e a sede de vingança desta levam a uma série de cómicas peripécias. O objetivo é rir, do médico ou com o médico, da maneira como aborda as doenças, os seus diagnósticos e até os remédios que receita.

Os bilhetes devem ser adquiridos no Cineteatro São Luís.

Babelim

MAR2016_19

Foto: Nuno Antunes

O Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, prepara-se para receber no dia 19 de março a experiência artística Babelim. Este é um espetáculo centrado na música e no movimento, em que o público é envolvido através de temas musicais e de vários sinais visuais e partituras gráficas facilmente descodificadas.

Babelim foi concebido pelo compositor Paulo Maria Rodrigues e promete ser uma experiência de partilha única entre pais e filhos.

O preço dos bilhetes é de 5 euros para criança e acompanhante. Para um acompanhante extra acresce a quantia de 4 euros.

Single Story – uma conferência em forma teatral

site990x2505_1449838623

Foto: Divulgação

Anabela Almeida e Sara Duarte são as responsáveis pela encenação, texto e interpretação deste evento que irá decorrer a 19 e 20 de março, no Teatro Maria Matos, em Lisboa. O que se pretende neste Single Story é que se reponha o equilíbrio das histórias, contando-se histórias. Descobrem-se narrativas e afastam-se do “perigo da história única”, já que um relacionamento justo e digno com os outros e com os seus lugares só é possível quando possuímos o conhecimento das múltiplas narrativas que os constituem.

O preço dos bilhetes é de 3 euros para crianças e 7 euros para adultos.

Guy de Cointet

Guy-de-Contet-1

Foto: umbigomagazine.com

No dia 19, o Pequeno Auditório da Culturgest, em Lisboa, recebe peças teatrais de Guy de Cointet, adaptadas dos textos do artistaO cenário, os adereços, provocam, do princípio ao fim, incidentes que por sua vez arrastam súbitas mudanças de situação. Os elementos do cenário podem provocar reações que modificam a atitude das personagens, e perturbam a sua maneira de pensar e agir. Nesta adaptação, o texto original é encurtado e o número de atores reduzido.

A encenação está a cargo de Yves Lefebvre, e na interpretação pode-se ver Pauline Haudepin, Paul de Launay e Sarah Vermande.

Os bilhetes custam 5 euros.

Arte

mw-680

Foto: Pedro Ferreira

Arte é um dos espetáculos que mais pensou no Dia do Pai, isto porque na compra de um bilhete, oferecem o bilhete ao pai. Em cena no Teatro Tivoli, esta peça teve já um sucesso sem precedentes quando foi levada a palco por António Feio, José Pedro Gomes e Miguel Guilherme. Em 2016, Arte está de regresso com novo elenco e nova encenação.

O texto de Yasmina Reza, é absolutamente fabuloso e retrata um assunto sempre atual, a amizade, os seus limites e valor. Adriano Luz, João Lagarto e Vítor Norte são os nomes que dão forma às personagens.

Os bilhetes custam entre 12 a 18 euros.

O Rei Vai Nu

DSC_1241-7-759x500

Foto: Mariana Godet

No Teatroesfera, em Queluz, o Dia do Pai é celebrado de forma especial. O Teatro convida pais e filhos a assistirem à peça O Rei Vai Nu e, na compra de um bilhete para o filho, o pai paga apenas metade do valor do bilhete. Inspirado num clássico de Hans Christian Andersen, esta é a história de dois burlões que tentam enganar um rei muito vaidoso a comprar um tecido tão especial que é visível apenas aos mais inteligentes.

Uma adaptação e encenação de Fernando Gomes, O Rei Vai Nu conta ainda com a interpretação de Ana Landum, David Granada, Joana Campelo, Luís Pacheco e Jorge Estreia.

O preço dos bilhetes é de 6 euros.