8cbaa79fc4c9

13 formas de comemorares o Dia Mundial da Poesia pelo país

A poesia deve estar sempre presente nas nossas vidas, mas como forma de acentuar o seu significado e promover a sua leitura, a UNESCO criou o Dia Mundial da Poesia em 1999. Por volta do dia 21 de março, Bibliotecas, Municípios e Teatros organizam atividades com o intuito de celebrar este género literário. Desde momentos de declamação, feiras de livros ou aberturas de bares, propomos um conjunto de atividades para celebrares as palavras em forma de poema.

Poesia ao Centro, em Braga

Foto bragatv
Foto: BragaTV

O Dia Mundial da Poesia já começou a ser comemorado em Braga. A ideia é envolver vários espaços como as escolas, hospitais ou estabelecimentos comerciais neste dia, sendo o coreto da Avenida Central o ponto da grande parte da programação, onde está patente a Exposição de Poesia Ibero-Americana 21 Poemas/21 Poetas.

É também em dias de poesia que Braga inaugura o programa de teatro itinerante, que trará ao concelho cerca de 10 peças de teatro.  O Olh’Ó teatro estende-se até 10 de dezembro e pretende envolver os grupos de teatro amadores de Braga.

Passadeiras Poéticas, em Vizela

Foto: Correio do Porto
Hélder Magalhães. Foto: Correio do Porto

De entrada gratuita, a Fundação Jorge Antunes, a Biblioteca Municipal FJA, a Câmara Municipal de Vizela e a Via Vizela Imaginativa organizam uma semana de poesia preenchendo as passadeiras da cidade com frases. As escolhidas pertencem a Hélder Magalhães, poeta vizelense.

Poesia Livre , em Santo Tirso

Daniel-Gonçalves-homenageado_renamed-702x335
Daniel Gonçalves. Foto: Santo Tirso Digital

Até dia 21 de março, Santo Tirso convive com a poesia, seja em recitação nos transportes públicos, conversas com escritores ou lançamentos de livros. A iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso pretende envolver escolas, associações locais e juntas de freguesia.

Alguns dos pontos altos será a homenagem a Daniel Gonçalves, o TUST Poético, que fará, na quinta-feira, uma viagem de Caldas da Saúde a Santo Tirso e, na segunda-feira, um trajeto de Santo Tirso ao Porto de comboio. Manuel Andrade também apresentará o seu livro Elogios dos Amantes Derradeiros, na sexta-feira, na Fábrica de Santo Thyrso.

 Maratona Poética, no Porto

IIMaratonaPoeticaDoPorto_logotipo-290x371

Organizada pelo Museu Nacional de Imprensa, a Maratona Poética volta no dia 20 de março. Das 15h às 18h, um grupo de participantes declama em frente a um júri e estará habilitado a ganhar um fim de semana no Grande Hotel das Caldas da Felgueira, em Viseu, um cruzeiro pelo Douro, produtos da Leitaria da Quinta do Paço ou livros e vinho do Porto, da Sandeman. Podes inscrever-te, aqui.

Dia Mundial da Poesia, em Lisboa

poesia

O Centro Cultural de Belém e o Plano Nacional de Leitura celebram o Dia Mundial da Poesia com eventos de entrada gratuita. Desde uma Feira do Livro da Poesia, na Casa da Moeda, uma maratona de poesia de Camões e Shakespeare, o concurso Faça Lá um Poema, o espetáculo de música com Lisbon Poetry Orchestra e o lançamento do livro A dança das palavras, a poesia não vai parar no dia 19 de março, das 14h às 19h.

Feira do Livro de Poesia, em Lisboa

10403303_1079586532085974_851522539675376071_n

De 17 a 21 de março, o Jardim da Parada e a Casa Fernando Pessoa (CFP) acolhem a Feira do Livro de Poesia. Organizada pela Junta de Freguesia de Campo de Ourique, a Livraria Ler e a Casa Fernando Pessoa pretende aproximar leitores, escritores e residentes do bairro. Vai haver leitura de poesia, concertos, oficinas, visitas guiadas e performances.

Um Copo Por Um Poema!, em Lisboa

12321419_486799664853748_798599458808537104_n

O Charivari Lab aproveita o Dia Mundial da Poesia para antecipar a inauguração do seu bar. No dia 19 de março, das 18h às 24h, a bebida paga-se com um poema. Os declamadores serão escutados por todos no bar e as escolhas podem ser feitas em qualquer língua. Esta é uma importação do Pay With a Poem, que aqui pode ser praticado além do café.

Dois Poetas, Dois Compositores, em Lisboa

emcnjoaovasco680_8811117545649cb764325e
Foto: Divulgação

O recital Dois Poetas, Dois Compositores tem como voz João Reis, que declama Fernando Pessoa e Camilo Pessanha, No piano vai estar Nuno Vieira de Almeida e como soprano Ana Paula Russo, que usam a música de Fernando Lopes-Graça e Filipe de Sousa. O evento é organizado pelo D. Maria II e pela Fundação Jorge Álvares, tendo como pressuposto os 10 anos da morte de Filipe de Sousa. O valor da receita reverta a favor da Escola de Música do Conservatório Nacional.

Portugal Poético, em Lisboa

transferir

No Teatro Villaret, Nuno Miguel Henriques pretende levar poesia ao público e interagir com ele, através de sons, músicas, imagens e adereços. Mesmo no dia da poesia, pelas 21h30, podem ser ouvidos neste palco A Procissão, Fado Falado, Recado a Lisboa e Rosa Araújo.

Poesia Portuguesa Musicada, em Oeiras

982ab9b5-67db-472c-9628-a3ce8faaa048

O jornalista João Morales organiza uma sessão com várias gerações de poetas e músicos portugueses. A entrada é livre na Biblioteca Municipal de Oeiras.

Chá de Poemas, em Sátão

Chá-de-Poesia-em-Sátão-e1457698660604

Pelas 21h30 a Biblioteca Municipal de Sátão recebe a Poesia na Biblioteca. Ana Maria Albuquerque, Elisabete Bárbara e Manuel Lopes orientam a sessão.

 Poesia em Régio, em Portalegre

regio_topo_460_260

Por iniciativa da Fundação INATEL, o poeta José Régio será homenageado na terra onde nasceu, Portalegre. A Praça da República e o Centro de Artes e Espetáculos serão os locais onde vários grupos culturais atuarão. Um Café Concerto, visitas guiadas à Casa Museu do poeta, a leitura de obras do autor serão algumas das atividades.

Jam-Am-Lyrica, em Faro

Foto: Blog Viajar e Descobrir
Foto: Blog Viajar e Descobrir

A Biblioteca Municipal de Faro assinala o dia com atividades dedicadas aos mais novos e aos mais velhos. Logo pelas 10h, as crianças podem assistir a Um poema para ti, um poema para mim e a natureza sorri, e às 18h a Uma Hora do Conto Especial. O ponto forte da celebração será com a programação da noite, às 21h30 com música e poesia da responsabilidade de Zé Eduardo, Tânia Silva e Paulo Moreira.

Mais Artigos
‘A Night At The Opera’: A “ópera” prima dos Queen faz 45 anos