As viagens de comboio vão ficar mais baratas. A empresa CP anunciou esta quarta-feira, 16 de março, uma redução drástica nos preços dos percursos, nomeadamente no trajeto Lisboa-Porto. A decisão surge como resposta à concorrência da TAP e da Ryanair.

As viagens que ligam a capital ao Porto costumavam rondar os 30 euros (preço de ida). A partir do final deste mês passarão a custar menos 65%. Os bilhetes mais baratos, a 9,50 euros, correspondem à viagem no Intercidades. Já o Alfa Pendular custará apenas 11 euros, a ida.  A única condição para usufruir destes preços é a compra dos bilhetes com pelo menos oito dias de antecedência.

A descida de preços é válida para todos os percursos de longo-curso realizados pela CP. Os maiores beneficiados são, claramente, os passageiros entre Lisboa-Porto, uma vez que representam 6.700 no total dos 11 mil lugares.

Manuel Queiró, presidente da CP, afirmou, em declarações à agência Lusa, que “Lisboa – Porto é um dos percursos mais beneficiados, mas a iniciativa beneficia todo o longo curso, que faz a ligação dos centros das principais cidades, como Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra, Guarda, Covilhã, Évora, Beja, Faro”.

A concorrência entre transportadoras nos percursos que ligam Lisboa à cidade Invicta tem estado ao rubro nos últimos anos. A Ryanair abriu as hostilidades e já vende bilhetes a menos de 5 euros. Desde que a low cost começou a ofensiva têm sido sucessivas as promoções que permitem circulação entre as duas maiores zonas urbanas do país.