Dia do Pai

Dia do Pai: os melhores gadgets para oferecer

O Dia do Pai está a chegar e, para celebrarmos a vida de quem nos viu nascer e crescer, nos ensinou a jogar à bola ou a conduzir, entre tantas outras coisas, o Espalha-Factos traz-te algumas sugestões de prendas tecnológicas para encontrares a escolha certa para o teu pai.

  • Para os amantes de leitura

Para os pais que adoram ler, mas não querem levar consigo uma pesada aventura de Tolkien, uma boa opção é oferecer um dos muitos tablets ou e-readers no mercado.

Se tiverem alguma disponibilidade financeira, poderão olhar para casos como o iPad Air 2: leve, com grande autonomia e um belo ecrã de retina que servirá não só para grandes sessões de leitura mas para ver filmes e séries quando partir em viagem.

Caso procurem uma alternativa mais em conta, o iPad Mini 2 tem o formato de ecrã ideal para representar um livro e a alternativa em Portugal da Google, o Nexus 9, é também um excelente tablet mas desta feita no mundo Android.

Mas nem sempre é necessário tanto poder multimédia. Se o objetivo for apenas ler livros e ter uma fantástica autonomia de várias semanas com um ecrã de tinta digital feito a pensar em não cansar os olhos, poderás optar por um Kindle Paperwhite ou um Kobo. Estes e-readers são ótimos para transportar uma grande quantidade de livros para todo o lado e têm até acesso às suas próprias lojas digitais.

Dia do Pai
Kindle Paperwhite
  • Para os fãs de boa música

A música faz parte do dia-a-dia de todos nós e, se o teu pai adora um bom álbum, provavelmente ainda é daqueles que não passa um dia sem recorrer ao seu leitor de MP3. Para quem quer ter uma larga coleção de temas e não se preocupar em gastar a preciosa bateria do smartphone, um iPod Touch pode ser a prenda ideal. Com uma interface idêntica à de qualquer iPhone e acesso ao iTunes ou a aplicações como Meo Music ou Spotify, as mais recentes interações do leitor de música mais famoso do mundo ainda fazem as delícias de quem leva a sua discografia on the go.

Se procurarem uma alternativa mais em conta, mas com a possibilidade de adicionar um cartão micro-SD de 64GB para ter uma grande capacidade de armazenar tudo de Beatles a Foo Fighters, o AGPtek B03 é uma boa hipótese.

Caso já tenha um leitor de MP3 à medida, podem sempre oferecer uns novos auscultadores com os Audio-Technica ATH-M50x a serem ainda uma das melhores relações qualidade preço do mercado para quem procura uma experiência de topo. Já se estiverem à procura de uma alternativa bem mais barata mas com um surpreendente bom som, os JVC Flatts HA160 são a escolha ideal.

Por último, se nenhuma dessas opções forem as ideais, sugerimos uma subscrição do Spotify Premium para dar a acesso ao enorme catálogo musical do maior serviço de streaming de música do mundo, sem publicidade e com a opção de poder guardar músicas para ouvir em modo offline.

Dia do Pai
Audio-Technica ATH-M50x

 

  • Para quem adora um serão em frente à TV

Se o teu pai adora passar um serão em frente à TV, já deverá ter um televisor à sua medida. Por isso, ao invés de listarmos os mais recentes plasmas e LCD, sugerimos algo que faça uso do ecrã da sala.

Chegado ao nosso país no final do ano passado, o serviço de streaming Netflix tem aumentado o seu catálogo a cada mês que passa, pelo que uma subscrição anual do serviço daria acesso a todo esse mundo de entretenimento. E o melhor é que poderá aceder onde quer que haja a aplicação do serviço, seja numa smart-TV, em smartphones, tablets, computadores, consolas ou quase qualquer outra coisa com aplicações e que se ligue a um ecrã.

Se, no entanto, o teu pai for fã do sistema operativo Android e tiver lá os seus vídeos, filmes ou séries, um Chromecast é uma prenda barata e bastante útil que permite que qualquer tablet ou smartphone se ligue ao pequeno adaptador e transmita para lá os seus dados. É só ligar o Chromecast atrás da TV e esta estará pronta a receber o ecrã do dispositivo móvel.

Outra boa prenda mas um pouco mais dispendiosa é uma PlayStation 4 que não só dá acesso a um excelente catálogo de videojogos para os fãs da arte digital mas que serve como um leitor de blu-ray para quem gosta de ver filmes em alta definição. A consola tem também acesso a vários serviços de vídeo incluindo Netflix, MEO Videoclube ou até o Crunchyroll para fãs de anime e dramas japoneses.

Por último e se ele for também adepto de computadores, uma prenda que poderá ser um belo dois em um será um Raspberry Pi 2, o barato mini computador que facilmente se configura e se liga a uma TV para transformar qualquer televisão num centro multimédia.

Dia do Pai
Netflix
  • Para os pais que gostam de capturar o momento

Caso o teu pai seja fã de capturar os melhores momentos da vida, há vários gadgets que podes considerar.

Começando com a famosa mini-câmara para as grandes sensações, a GoPro fez sucesso como utensílio dos mais variados desportos radicais, mas não são só os fãs de grandes emoções que utilizam o pequeno dispositivo. É muito útil e tem muitos fãs, mas, se o preço for proibitivo, a Xiaomi criou a sua Yi Action Sports, uma versão low cost e ainda assim com excelentes resultados.

Se for fã de fotografia, não terá passado ao lado do regresso da Polaroid ao mercado com a Snap Kit, pelo que se o vosso pai tem nostalgia pelos momentos em que se abanava a fotografia esperando que esta se materializasse, esta será uma boa prenda.

No caso de procurarem uma simples câmara digital com boa imagem e um preço mais em conta, a Sony Cyber-Shot DSC-W800 é compacta e relativamente barata com um bom desempenho para a gama.

Dia do Pai
GoPro Hero 4
  • Para os pais que estão sempre em movimento

Se o teu pai não para ou se é fã de exercício físico, a ascensão dos smart devices pode ser o ideal.

Com funcionalidades que vão bem além de mostrar as horas, os smartwatches têm não só vários sensores para marcar a atividade que vamos realizando ao longo do dia mas também várias outras aplicações e sistemas de notificações para permitir aceder a informação rapidamente, olhando para o pulso, sem ter que tirar o telemóvel do bolso. Se achas que isto seria a prenda ideal para o teu pai, tens o Apple Watch se ele usar um iPhone e vários outros, como a segunda geração do Motorola Moto 360, se ele tiver um Android.

Caso seja fã de exercício, mas um smartwatch seja demais, as pulseiras inteligentes marcam a nossa atividade física sem chegarem aos elevados preços dos relógios com aplicações. O Fitbit Flex e o Fitbit Charge são duas das mais conhecidas pulseiras do segmento que, além de analisarem a nossa atividade durante o dia ou quando vamos ao ginásio, também ajudam a monitorizar o nosso sono. Todavia, se quiserem optar por algo mais em conta, a Xiaomi Mi Band propõe a mesma funcionalidade a menos de metade do preço.

moto-360-2
Motorola Moto 360
  • Para quem procura algo diferente

Se nenhuma das sugestões que propusemos é a ideal para ofereceres ao teu pai, terminamos com outras ideias.

Caso o teu pai tenha um fascínio por aviação, mas nunca tenha estado aos comandos de uma aeronave, a recente febre dos drones podem ser a desculpa ideal para ir para um espaço aberto e pilotar um desses pequenos aparelhos voadores.

Se quiserem dar um cheirinho do que está por vir no mundo da realidade virtual e o teu pai tiver um smartphone Samsung Galaxy de alta gama, o Samsung GearVR é das primeiras e mais baratas opções para experimentar o que é ser transportado para um mundo completamente novo, antes de dispositivos bem mais dispendiosos como o Oculus Rift ou o HTC Vive chegarem ao mercado.

Por último, dois dispositivos que dão sempre jeito, especialmente para os “cabeça no ar”. O localizador Protag Duet será o porta-chaves mais útil do mundo, permitindo que encontremos as chaves com a ajuda do nosso smartphone que procura o dispositivo através da sua ligação com o mesmo.

E se o teu pai costuma ficar sem bateria a meio do dia porque se esquece de carregar o telemóvel à noite, uma bateria externa pode ser o gadget ideal.

Protag Duet
Protag Duet

Estas são as nossas sugestões para o Dia do Pai e, quer escolhas uma das prendas mencionadas acima ou tenhas outra ideia sobre o que oferecer, deixa um comentário aqui ou no Facebook do Espalha-Factos a dizer o que compraste.

Mais Artigos
Paula Cordeiro: “o sucesso não é necessariamente uma coisa, pode ser outra”