Se na semana passada, How To Get Away With Murder nos deixou a pensar saber tudo sobre o passado de Wes (Alfred Enoch), eis que uma Annalise (Viola Davis) nos mostra mais uma vez que o espectador nunca sabe tudo. O novo episódio, intitulado There’s My Baby, estreou no canal ABC no dia 10 de março. Em Portugal, Como Defender Um Assassino chega ao pequeno ecrã pelo AXN.

O ataque de Philip (Jefferson White) a Annalise que presenciámos no final do último episódio foi precisamente o ponto de partida desta semana. Annalise consegue escapar e ao regressar a sua casa pede a todos os seus alunos que fiquem juntos, pois enquanto Philip andar à solta todos correm perigo. Mais um pedido vão, porque se ao final de 1000 avisos não acedem, o que seria diferente desta vez?

How to Get Away With Murder

No entanto, é Caleb (Kendrick Sampson) quem desaparece. Se as culpas vão ou não para Philip não se sabe, porque verdade seja dita, poucos foram os esforços feitos para o encontrar. Em vez disso vemos a equipa de Annalise a ser interrogada sobre a noite da morte de Emily Sinclair  (Sarah Burns) e finalmente começam a aparecer algumas provas que apontam para Asher (Matt McGorry) como culpado. Digo finalmente, não por querer que este seja apanhado, mas sim por entender que é algo que já há muito que devia ter sido explorado.

Voltamos ao flashback de 10 anos em que finalmente descobrimos o que aconteceu ao bebé de Annalise. Esta teve um acidente de carro decorrente de alguma distração causada por uma conversa com Wallace Mahoney (Adam Arkin) em que o culpou pela morte de Rose (Kelsey Scott), acidente este que fez com que perdesse o bebé.

Já no presente, após uma discussão acesa com Bonnie (Lisa Weil) e de uns quantos copos de vodka, Annalise expulsa todos os seus alunos de casa e estes, que também já estavam bastante animados, agem pela primeira vez como jovens universitários e vão para a discoteca.

How to Get Away With Murder

Uns shots depois, os criadores da série deram-nos alguns dos momentos mais divertidos com a dança descoordenada de AsherMichaela (Aja Naomi King). Já Connor (Jack Falahee) tenta resolver as coisas com Oliver (Conrad Ricamora) após alguma instabilidade criada por Laurel (Karla Souza), ao passar os seus próprios problemas com Frank (Charlie Weber) para a relação dos seus amigos.

How to Get Away With Murder

No entanto, e como estes se tornaram inesperadamente na relação mais sólida de How To Get Away With Murder, nada parece afetá-los e continuam a dançar. O mesmo já não se pode dizer dos restantes membros… Depois de um beijo entre Laurel e Wes, eis que esta semana somos presenteados com uma cena de sexo entre Asher e Michaela, o que me deixou ainda mais transtornada.

Não entendo qual é a necessidade de fazer com que estas personagens de repente tenham desenvolvido um súbito interesse amoroso ou sexual entre si. Sinceramente, estando Caleb desaparecido e a construção da relação deste com Michaela, fez zero sentido que se tivesse envolvido com Asher, uma pessoa que sempre pareceu repudiar, e ainda por cima logo após se ter declarado por telefone a Caleb.

Como não poderia deixar de ser, Wes não foi à discoteca e ficou em casa com Annalise. Esta, depois de estar ainda mais embriaga, decide confessar-lhe o que foi também uma grande descoberta para nós: o seu pai é nada mais nada menos que  Wallace Mahoney, sendo portanto fruto de uma violação.

Wes, como sempre, reagiu a esta novidade de forma menos entusiasta que eu e a vida não é minha. Já Annalise, que finalmente parece ter posto esta parte da sua vida para trás das costas, vai para junto da sua mãe com quem sabemos ter uma relação um tanto ou quanto peculiar.

Este episódio de How To Get Away With Murder atou algumas pontas soltas e pode bastante bem significar o encerrar de certas linhas narrativas, até porque a temporada está a terminar e os criadores da série já habituaram os fãs a terminar de forma o mais inesperada possível.

No entanto novas problemáticas foram levantadas, novas dinâmicas foram criadas e novas acusações foram feitas, o que faz com que How To Get Away With Murder tenha pernas para andar sem cair em redundâncias.