Loving Vincent é o nome do projeto que será um filme biográfico de Vincent Van Gogh. Produzido pela BreakThru Films (Pedro e o Lobo) e por David Partiff (A Paixão de Shakespeare), o filme vai ser completamente animado através de pinturas a óleo feitas ao estilo de Van Gogh.

Sob a realização de Dorota Kobiela e Hugh Welchman, o filme já contou com o contributo de cerca de 100 pintores, sendo que o plano é o de ter 12 pinturas por segundo. Para além de servirem de inspiração para as cenas que serão retratadas, alguns dos quadros de Van Gogh também vão ser usados na animação. A história baseia-se em 800 cartas escritas pelo pintor e vai reconstruir alguns dos eventos que levaram à sua morte, bem como entrevistas a algumas das personagens que criou.

O projeto começou no Kickstarter, e apesar de não ter alcançado a quantia mínima de dinheiro que pretendia, parece que a equipa decidiu avançar com a produção.

O trailer oficial pode ser visualizado aqui:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=47h6pQ6StCk]

Ainda não há nenhuma data de lançamento prevista para Loving Vincent, mas a produção tem um recrutamento aberto para todos os artistas que quiserem ajudar a fazer as pinturas.