Sara Cabido é designer gráfica de profissão, fotógrafa de paixão e blogger de vocação. Com mais de seis mil e seiscentos gostos no Facebook, a autora de Little Tiny Pieces of Me “tem uma mão cheia de sonhos e outra carregada de vontades.” Atualmente a trabalhar em comunicação, não deixa de partilhar com o mundo o “pequeno projeto online ao qual chama, de peito cheio, o seu blog.”

Nascida e criada no Restelo, seguiu artes e, embora tenha chegado até à Faculdade de Arquitetura, a verdade é que – depois de um avô, de uma mãe, de um pai e de tios arquitetos – decidiu optar por Design. “A minha licenciatura teve tanto de abrangente como de abstracta. Aprendi programação, autocad (vês pai, também quase que podia ser arquiteta!), design gráfico, design de produto, design de exposições e […] mais designs houvessem.”

“Agora que terminei o mestrado — e agora que o blog cresceu um bocadinho — é engraçado ver como o blog é um cartão de visita e faz com que me cheguem vários projetos de design.”

Mais tarde enveredou no mestrado em Design Gráfico e de Comunicação, mas o Little Tiny Pieces of Me começou quando estava apenas no 3.º ano de licenciatura. Nunca pensara na possibilidade, mas afirma que é óptimo, apesar da complicada gestão de tempo, aliar a sua profissão, em regime freelancer, ao seu hobby, que inclui duas paixões muito grandes, a fotografia e a comida. “Adoro comer, tenho dito!”

Dar vida e forma a um blogue de lifestyle

O LTP surgiu com o primeiro contacto da autora com a blogosfera. “Lembro-me de na altura começar a seguir a Kristina Bazan e ficar fascinada com este mundo novo.”  A necessidade que tinha em expressar-se, através da escrita e da fotografia, deu vida e forma ao seu blogue de lifestyle.

“Não passam de pequenos detalhes — ou de little tiny pieces — do meu dia-a-dia e das coisas que me fazem feliz. É um universo singular e muito especial.”

Para si, um bom blogue não vive sem uma boa imagem. As fotografias são importantes, mas a forma como se comunica também. “Vemos sempre quando um blog é mantido com esforço e dedicação, por amor, ou quando é só porque sim.” 

Aos recém-chegados à blogosfera, aconselha que falem com bloggers de que gostem, procurem receber algumas dicas e caprichem na comunicação, quer através de um bom layout quer de boas fotografias. “Inspirem-se. Mas não se deixem levar pela imitação fácil. Leiam, vejam, conheçam.”

No que diz respeito aos seus blogues prediletos, muitos são nacionais. “Há tantos e tão bons – que é mesmo muito, muito dificil escolher.” Mas opta por fugir dos “tendencialmente mais conhecidos” e, porque acha que é sempre bom partilhar outros projetos com muita qualidade, escolhe Memories&Addictions, 13, Portugal Saudade, Daydreams, Joan of July e o Infinito Mais Um. Internacionais destaca três: Cup Of Couple, Wish Wish Wish e Kate La Vie.

No Bolhão, pela Rua de Santa Catarina

Em São Miguel, nos Açores

Viagens e gastronomia, duas paixões que se aliam

Louca por viagens, conta que o ano passado conheceu Londres, viajou até aos Açores, voltou a Paris e ainda visitou Dublin. “É possível, viciarmo-nos em viajar?” Acredita que sim, mas duvida conseguir “manter as estatísticas”, apesar de ter Madrid, cidade em que já esteve, na mira.

Escreve, sobretudo, sobre viagens e cidades, os seus roteiros e dicas, como quais os melhores restaurantes, os melhores almoços ou jantares, os melhores brunchs ou lanches e até mesmos os petiscos fora d’horas. “Partilho os produtos que adoro no momento e as novidades que surgem no mercado. Partilho sugestões de fim-de-semana e uma mão cheia de inspiração.”

“Valorizo muito estes momentos e poder estabelecer um contacto mais próximo com o restaurante. Quem sabe, um dia, não serei uma crítica a sério? Não me importava!”

Com o aparecimento do Zomato, confessa que deu por si a aproximar-se muito daquilo que seria “Sara, a Crítica Gastronómica”. Mas no blogue não gosta de publicar sítios ou situações menos positivas, apesar de não deixar de publicar na plataforma aquilo que lhe vai na alma, “enquanto cliente e apreciadora de uma boa refeição”.

Quintas de cuidados, as últimas tendências de beleza

“Foi aí que percebi: eu tenho homens a ler o meu blog! Tenho mesmo. E provavelmente eles não querem saber qual o melhor anticelulítico ou qual o truque para uma pele perfeita.”

Num encontro de utilizadores Zomato, os apelidados foodies, Sara conheceu o autor por detrás d’A Culpa é das Bolachas, que lhe confessou que adorava acompanhar as suas sugestões, mas que ficava confuso cada vez que tropeçava numa publicação sobre cremes ou um verniz-sensação-da-estação. 

Nesse dia, a blogger decidiu estipular “uma espécie de sumário semanal, criando uma grelha de tópicos (mais ou menos) fixa durante a semana”. Assim, nasceu a rubrica Quintas de Cuidados, dedicada às últimas tendências de beleza. “Às quartas e sábados há sempre sugestões de sítios onde ir e onde comer e às sextas, por exemplo, sugestões de fim-de-semana.”

“Era isso mesmo que pretendíamos; a partilha de testemunhos e a criação de uma corrente de coisas bonitas e mulheres poderosas que elevassem a nossa beleza — a beleza de todas as mulheres.”

Apesar da diversidade de temáticas, considera a beleza um assunto importante, não fosse a própria uma das embaixadoras do projeto Vive a Tua Beleza.  Inicialmente confessa que não estava planeado participar da forma como aconteceu, estando apenas encarregue de tratar da parte gráfica. “Mas depois achámos que seria importante partilhar a minha história.”

A sua história está relacionada com uma herança genética, mas em última análise nunca será só isso. A sua história não é só quem Sara é, mas também o que quer ser, o que faz e o que ainda quer fazer. E, por isso, o blogue é parte de si. Este ano celebrou o seu 4.º aniversário e promete partilhar, assim que possível, os vários projetos especiais que tem planeados. Podes acompanhá-la através do blogue Little Tiny Pieces of Me, da página de Facebook e do Instagram.

Créditos fotográficos: todas as fotografias pertencem a Sara Cabido