ng6104560
Imagem retirada do site oficial do DN.

20 atores mudam de género por um dia

A 46ª edição da Moda Lisboa, que começa no dia 10 de março, integrará uma exposição fotográfica que conta com a presença de várias caras conhecidas da representação. Soraia Chaves, Inês Castel-Branco, Diogo Amaral e  Paulo Pires são algumas delas.

O projeto chama-se Gineceu Androceu e foi criado pelo ator, encenador e designer João Telmo. Nesta produção de moda, fotografada por Telmo Pereira, os atores são vestidos por vários estilistas portugueses que também fazem parte do projeto.

Soraia Chaves, por exemplo, veste um fato criado por Luís Carvalho e aparece com bigode. Filomena Cautela é vestida por Nair Xavier e surge com barba. Diogo Amaral posa com roupa assinada por Miguel Vieira e um cabelo e barba às flores, bem como com saltos altos. O figurino de Benedita Pereira é assinado pelo projeto AWAYTOMARSPaulo Pires é vestido pelos designers Storytailors e surge com um corpete e vestido e grandes cabelos louros.

João Telmo conta que o objetivo desta produção foi criar um visual e um estado de espírito próprio para cada ator baseado nas Teorias Queer, que defendem os géneros (feminino e masculino) como resultado de uma construção social, do desempenho de diferentes papéis. Para o designer, o trabalho resultou na perfeição, referindo que “a partir do momento em que existe peruca, pestanas postiças, barba ou vestido a pessoa muda imediatamente”.

A exposição faz parte do programa oficial da Moda Lisboa e pode ser vista no Pátio da Galé e na Praça do Município, já a partir da próxima quinta-feira.

Algumas fotos que poderás ver na exposição:

Mais Artigos
The Mandalorian
‘The Mandalorian’. Os segredos das cenas de ação na segunda temporada