Once Upon a Time está de volta no dia 6 de março, domingo, com o episódio Souls of the Departed, levando os nossos adorados protagonistas para o Submundo em busca de Hook (Colin O’Donoghue). Mas se não sabes do que é que eu estou a falar ou simplesmente não te lembras, o Espalha-Factos vem relembrar o que aconteceu na primeira metade desta quinta temporada.
Emma (Jennifer Morrison) é a nova Dark One – em português, Sinistra – e é transportada por o universo de Camelot, onde, naturalmente, conhecemos os seus habitantes: Rei Artur (Liam Garrigan), Guinevere (Joana Metrass) e a corajosa Merida (Amy Manson), protagonista do filme Brave.
O resto do elenco segue Emma e, como é habitual na série, a narrativa divide-se em duas linhas temporais: os acontecimentos em Camelot e o regresso a Storybrooke, seis semanas depois, onde Emma já está completamente consumida pela escuridão.
Lê mais: Once Upon a Time: Michael Raymond-James está de volta
Em Camelot, o plano é simples: encontrar Merlin (Elliot Knight) e pedir que ele retire a escuridão de dentro de Emma. Surge toda uma panóplia de obstáculos, nomeadamente o fato de o Rei Artur ser um vilão assanhado que une forças com Zelena (Rebecca Mader). Mas como nem tudo são coisas más, lá pelo meio assistimos também ao regresso de Ruby/Capuchinho Vermelho (Meghan Ory) e Mulan (Jamie Chung), das quais já tínhamos imensas saudades.
O plano para resgatar Emma envolve a famosa espada Excalibur, que está partida e a peça que falta é, nada mais nada menos, a adaga de Dark One. Entretanto conhecemos também Nimue (Caroline Ford), a amada de Merlin e a criadora de Excalibur, que se tornou, há muitos anos, a primeira Dark One, liderando mais tarde um exército de vilões.
Lê mais: Once Upon a Time: 100 episódios num trailer
De volta a Storybrooke, os protagonistas não possuem quaisquer memórias do que aconteceu em Camelot – uma jogada já um pouco gasta na série, confesso. Emma, agora consumida pela escuridão – mas ainda assim uma vilã pouco convincente – tem um plano secreto e, para tal, precisa de um novo herói capaz de retirar Excalibur da pedra. A vilã obriga Merida a treinar Gold (Robert Carlyle) para que ele preencha esse papel.
A verdade acerca dos eventos em Camelot é revelada nos últimos episódios. A tragédia abateu-se e Hook encontrava-se às portas da morte. Para o salvar, Emma tornou-o também num Dark One. Agora, Excalibur e a adaga estão juntas, formando uma só arma com dois nomes: o de Emma e o de Hook.
Todos os Dark Ones alguma vez existentes são convocados e ameaçam todo o elenco numa espécie de troca de vidas: os maus ficam em terra e os protagonistas são transportados para o Submundo. Claro que Hook usa a heroicidade que ainda resta dentro de si e decide sacrificar-se, levando consigo os restantes mauzões. É então que Emma chantageia Gold e este comanda uma equipa em direção ao Submundo de modo a resgatar o nosso pirata favorito.
Já são muitas as confirmações para esta segunda metade da temporada. Para além das óbvias aparições de Hercules (Jonathan Whitesell), Megara (Kacey Rohl) e Hades (Greg Germann), podemos esperar o regresso de Peter Pan (Robbie Kay), Cruella De Vil (Victoria Smurf), Cora (Barbara Hershey) e muitas outras caras conhecidas – personagens mortas que, pelos vistos, têm assuntos inacabados com alguns dos nossos protagonistas. Esta chuva de estrelas surge no âmbito da comemoração do 100.º episódio da série. Que venha depressa!