Decorreu ontem a 36.ª edição dos Razzies, os Golden Raspberry Awards, que elegem os piores filmes do ano. Em absoluto contraste com a anual cerimónia dos prémios da Academia que terá lugar esta noite, foi assinalado o pior que a indústria cinematográfica de Hollywood produziu em 2015.

Cinquenta Sombras de Grey foi o que levou mais Razzies

O evento, que decorreu no Palace Theatre em Los Angeles, teve como principal vencedor As Cinquenta Sombras de Grey e o seu elenco.

O filme de Sam Taylor-Johnson, baseado no livro de E. L. James, foi distinguido com um total de cinco prémios, sendo esses os de Pior Filme, Pior Argumento, Pior Ator (Jamie Dornan), Pior Atriz (Dakota Johnson) e Pior Dupla (Jamie Dornan e Dakota Johnson).

shades

Já o filme Quarteto Fantástico foi o segundo maior destaque da noite de sábado ao partilhar o galardão de Pior Filme com o já referido As Cinquentas Sombras de Grey e ao sair vitorioso das categorias de Pior Prequela, Remake ou Sequela e de Pior Realizador (Josh Trank).

Na categoria de Pior Atriz Secundária a vencedora foi Kaley Cuoco, pela voz que deu vida a Eleanor no filme Alvin e os Esquilos: A Grande Aventura e pelo seu papel em O Amigo do Peito.

O prémio de Pior Ator Secundário foi para Eddie Redmayne, pela sua prestação no filme Ascensão de Júpiter. O ator britânico, que pode também esta noite ganhar o Oscar de Melhor Ator pelo seu desempenho em A Rapariga Dinamarquesa, tem a possibilidade de se tornar na segunda pessoa a vencer um Oscar e um Razzie no mesmo ano, sendo que até agora só Sandra Bullock conseguiu tal proeza, ao conquistar em 2010 o Oscar de Melhor Atriz com a sua participação no filme Um Sonho Possível e o Razzie de Pior Atriz devido à sua atuação em Nada Mais que Steve.

Mas nem tudo nesta cerimónia é negativo. O Prémio de Redenção deste ano foi atribuído a Sylvester Stallone, cujo título de “eterno vencedor de Razzies” deixa de ser apropriado após em Creed ter voltado vestir, com grande distinção, a pele do lendário Rocky Balboa, o que lhe valeu uma nomeação para o Oscar deste ano de Melhor Ator Secundário.