Embaixadores do Record Store Day 2016
Embaixadores do Record Store Day 2016

Metallica: Embaixadores do Record Store Day de 2016

O Record Store Day é um evento que foi criado para celebrar a importância de lojas independentes de discos e da sua cultura a nível mundial – que este ano é celebrado a 16 de abril. Após 9 edições de sucesso, os embaixadores oficiais de 2016 são os icónicos do heavy rockMetallica.

Na 9ª edição deste evento, o tema central destaca a relação entre as lojas de discos norte-americanas e os seus parceiros franceses, entre o Record Store Day e o Disquaire Day, entre os amantes de música nos Estados Unidos da América e em França e, principalmente, na sequência dos acontecimentos lamentavelmente trágicos que aconteceram em Paris, em novembro de 2015.

Alberto Cabello Mayero via VisualHunt.com / CC BY
Alberto Cabello Mayero via VisualHunt.com / CC BY

Para Lars Ulrich (o baterista), as lojas independentes de discos “fazem parte do ADN dos Metallica“, sendo que um dos elementos essenciais para “fazer de cada um de nós os fanáticos de música em que nos tornámos“. Acrescentando ainda que “não podíamos estar mais orgulhosos de sermos embaixadores do Record Store Day em 2016“, tal como se pode ler no comunicado oficial.

Os patronos deste ano vão, assim, lançar um disco especial, Liberté, Egalité, Fraternité, Metallica! – Live at Le Bataclan. Paris, France – June 11th, 2003. Com nove temas ao vivo, este trabalho foi gravado no (agora) mítico espaço que sofreu com os ataques do passado mês de novembro, em Paris; sendo que as receitas das vendas vão reverter para a campanha Give For France, da organização Fondation de France, que ajuda as vítimas destes ataques.

O apoio dos Metallica ao Record Store Day tem sido notório desde a sua primeira edição – com atuações em lojas de discos ou a publicação de edições especiais concebidas para este dia. No ano passado, o grupo tornou-se notícia pelo lançamento da coleção de demos em cassete No Life Til Leather, que foi a edição mais vendida deste dia em 2015.

Em Portugal também tem vindo a ser frequente a criação de eventos exclusivos para celebrar este dia importante para as lojas independentes de música.

Mais Artigos
Viver a Vida
SIC muda finais de tarde: entra ‘Viver a Vida’, sai ‘O Noivo é que Sabe’