36

Casulo #70: Seleção Nacional

Casulo chega hoje à septuagésima edição, e com os nossos leitores queremos celebrar com as melhores sugestões da nova música nacional. Todas as sextas feiras trazemos ao Espalha-Factos um toque de música nova dos artistas mais recentes do ramo musical. 

Esta semana trazemos-te uma seleção de cinco artistas e bandas nacionais, pertencentes a vários géneros musicais. Ficarás a conhecer nomes como Normadizer, Quarteto de Bolso, entre outros.

Normadizer

NORMADIZER

O Casulo começa com o novo projeto a solo do produtor, multi-instrumentalista e compositor André Mendes. Inspirado em grupos como Nirvana, Smashing Pumpkins, Alice in Chains, Massive Attack, André começou a dar os primeiros passos na música nos anos 90. O artista começou pelo rock alternativo, deixou-se envolver pelas sonoridades mais eletrónicas, e mais tarde começou a explorar universos mais virados para o glitch, o techno e o minimal. Normadizer é então o projeto a solo que se encaixa neste registo. 2016 será o ano de lançamento do primeiro EP de André Mendes enquanto Normadizer. Think About é o nome do primeiro single deste projeto que oferece uma sonoridade refrescante no panorama musical nacional.

Vítor Bacalhau

Fonte da Imagem: Facebook da banda
Fonte da Imagem: Facebook da banda

Partindo para o sul do país, descobrimos agora o som de Vítor Bacalhau, que se faz acompanhar do baixista Luís Trindade e do baterista João Ventura. O grupo afirma-se no campo do rock e do blues, inspirado por nomes sonantes como Led ZeppelinJimi Hendrix. Em 2014 lançaram o EP de estreia, Alive Again e no ano seguinte Brand New Dawn viu a luz do dia. Vale a pena parar por um pouco para escutar o talento inigualável de Vítor:

 

Quarteto de Bolso

Fonte da Imagem: Facebook da banda
Fonte da Imagem: Facebook da banda

Exploradores do rock moliçal,  Pedro Silva, João Tavares, Hélder Cabrita e Pedro Costa são os quatro nomes que compõem este Quarteto de Bolso. A peculiaridade desta banda reside no facto de não lançarem EPs ou álbuns, mas Bolsos compostos por cinco temas. Juntos desde 2009, o Quarteto de Bolso já lançou quatro Bolsos, sendo que o último saíu no passado mês de janeiro. Mar é um dos temas que compõe o Quarto Bolso, e conta com um videoclip onde o protagonista é Francisco Gonçalves, amigo de todos os membros do grupo.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=z3SBkuB7CHY]

Slow J

Fonte da imagem: Facebook do artista
Fonte da imagem: Facebook do artista

Passamos agora para sonoridades mais viradas para o hip hop. Slow J tem tido uma ascenção bastante rápida. O artista começou por chamar a atenção com o tema Tinta da Raiz, pertencente ao EP de estreia The Free Food Tape. Neste projeto, Slow J pretende despertar os ouvintes para as questões “E se formos cristalinos? E se reavivarmos a honestidade em bruto que caracterizava a nossa infância?”

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=videoseries?list=PL7ATbqi3XbBCPcUw-KlusGR7XKPdNiQFk]

Cheers Leaders

Fonte da Imagem: Facebook da banda.
Fonte da Imagem: Facebook da banda.

O Casulo desta semana termina ao som do rock dos Cheers Leaders. A partir de tal género musical, o grupo pretende fundir o seu registo com estilos como o metal. Formados no início de 2015, os Cheers Leaders lançaram recentemente o seu projeto de estreia The Wizard Spell.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=rFMyo8y_x84]

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Leonor Poeiras
Leonor Poeiras apresenta Gala da Abraço que celebra o transformismo